adeehmello

Oi seja bem-vindo(a), como se sente?

Aulas remotas e o nervoso que dá

E mais um período inicia novamente. No começo do ano iniciamos presencial, mas devido a pandemia as coisas começaram a mudar um pouquinho. Não foi preciso chegar nem no meio do período anterior pra gente ficar em formato remoto, as coisas mudaram acho que na terceira semana de estudos, eu acho kkk'. Bom, de lá pra cá as coisas foram se alinhando, no começo foi uma bagunça mas tudo se resolveu. Hoje voltamos a mais um período e dessa vez em formato remoto desde o início. O período se iniciou hoje no dia 10 (eu to escrevendo esse post neste dia, hehehe), e até que está tudo indo muito bem, obrigado! Que continue assim.

Bom, agora é oficial, acho que são todas as faculdades, ou a maioria, que estão nesse formato. Tudo isso é pra garantir que o ano não seja perdido, e eu particularmente adorei! Entre elas estão psicologia, medicina, enfermagem, fisioterapia... enfim. Muitos cursos estão nesse formato, diferente mas necessário, já que o momento exige que essa decisão seja levada em conta. Os cursos de saúde exigem à prática certo? A prática nesse caso está sendo realizada aos poucos de acordo com as normas de saúde do estado, então as aulas estão sendo colocadas aos poucos, mas só as práticas, as teóricas por enquanto até a segunda ordem do governo estão todas suspensas e em formato remoto.

Mas aí surge o nervoso da coisa! Se vai dar certo, se não vai, se vamos aprender algo, ou se só estamos assistindo vídeo aulas. É bem normal esse nervoso sabe, além do mais a gente não está acostumado com tudo isso, a não ser claro, que a sua faculdade seja EAD. No nosso caso não, somos presencial e fica tudo diferente sim, aliás não é nem EAD que fala, e só remoto mesmo! Creio que assim que tudo se normalizar, a gente volta o quanto antes. Mas claro que pra isso acontecer precisamos que a pandemia acabe, ou que as nossas chances de sair melhorem bem mais, então fica em casa, se cuida, pra que tudo isso passe logo e a gente possa voltar a nos ver novamente. Enquanto isso olha essas dicas aqui que preparei pra você estudar tranquilo nesse período remoto. Vem comigo!

Leia também: E mais um período indo embora.

Olha só, pra começar eu queria te tranquilizar de uma coisa: é tudo novo pra todo mundo. Você não está sozinho e todo mundo que está vivendo isso está tendo que se adaptar à situação. É estranho, difícil, e é algo que a gente nunca pensou em passar, até porque o nosso curso é presencial não é mesmo? Mas é necessário já que o momento pede essas adaptações, e olha só, não é tão difícil assim se adaptar à essa situação não em? É só questão de arrumar um pouco a rotina e sempre manter o foco! Vamos falar disso mais pra frente, o que eu quero que vocês entendam é que tem muita gente nessa mesma situação e todo mundo tem que passar, vamos focar, ter mais atenção e pensar que isso tudo vai melhorar!

Os professores estão sempre disponíveis  para a retirada de dúvidas. O importante agora é fazer uma listinha de quais locais e horários falar com eles, pela internet é claro. Se você tem o contato deles, ja é uma opção, melhor ainda é te-los nas redes sociais, todo mundo tem instagram hoje em dia então fica bem mais fácil, outra dica é observar se o portal no qual a sua faculdade vai mandar as aulas e atividades tem um fórum para discussões, se tiver melhor ainda, joga lá que ele com toda certeza vai visualizar. E como ultima alternativa, temos o famoso e-mail, é algo mais lento e que costumamos visualizar uma vez no dia, mas todo professor vê sim, fique tranquilo.

Outro ponto que devemos pensar é no horário que se lançam as dúvidas, não é porque você está mandando a dúvida às 3h da madrugada que o professor vai responder nesse horário. O ideal é lança-las dentro do horário de seu respectivo turno: estuda a tarde, manda pela tarde! Afinal nossos professores tem várias outras turmas pra cuidar e também tem vida não é gente, eles precisam viver, respirar! Hehe.

Leia também: Seja um alguém motivador.

Bom, e falando em professor não podemos esquecer do trabalhão que eles estão tendo que ter pra colocar o assunto em dia não é mesmo? Precisamos entender que assim como tudo é novo pra gente, é tudo novo pra eles também. Eles ficam atrapalhados, cheios de coisa e alguns ainda tem que fazer milagres pra estar disponíveis nos horários adequados. É um trabalho muito grande e que requer paciência, vamos ajudar nossos professores nesse momento também. Eles podem até não saber mexer em certas ferramentas então cabe a nós que estamos sempre conectados ajudar e dar todo o suporte se eles precisarem. Ajudem a todos, estamos na mesma situação. Ajuda é sempre bem vinda!

E pra finalizar pois esse post é mais pra se ter uma noção de como está caminhando tudo e não se ter mais aquele nervoso na hora que ouvir "aulas remotas" novamente. Eu trago pra vocês umas dicas pra manter à rotina de estudos numa boa. Eu costumo sempre estipular horários pra todo o meu dia, como nesse momento estou trabalhando pela manhã eu costumo estudar à tarde, e aos finais de semana eu estudo o dia todo. Começo à partir das 14h e vou até as 17h estudando, depois eu dou logo uma paradinha, pra comer, relaxar e até colocar os posts e papos da internet em dia, hehe, e depois a partir das 20h eu volto a estudar novamente.

Dentro desse horário das 14h às 17h, eu tenho mini pausas de 10min entre esses horários. É uma pausa pra respirar, pra refletir sobre o assunto, pra ver se eu estou me organizando bem, pra ir ao banheiro, pra comer alguma coisinha, enfim. Pra se distrair! E a noite eu também costumo fazer a mesma coisa, atualmente a noite eu estudo por volta das 20h e vou até umas 23h, sempre com os mesmos espaços de 10min para relaxar. Manter uma rotina de quando acordar e quando dormir é essencial tanto para regular o sono como pra manter a produtividade durante o dia.

Eu coloco sempre uma rotina legal para que nada saia do lugar, e até confesso que quando sai eu fico chateado, hehe! Mas é basicamente isso, você ter força de vontade e alinhar tudo o que é possível durante a semana. E antes de concluir isso aqui eu queria dizer pra vocês sempre manterem o foco, sempre estarem dispostos ao conhecimento, ao estudo. Se presencial a graduação seja de qualquer profissão é difícil, imagina ela sendo remota? É muito desgastante e as vezes vai parecer que a gente não aprende nada, mas estamos aprendendo sim. Não fique preso apenas às aulas, pesquisa no youtube alguns assuntos, pois assim ja é uma forma diferente de aprender, através de som e vídeo e não só na base da leitura. Pesquise separadamente por tópicos, teóricos, teorias, influenciadores. Mas organize de fato sua rotina de estudos e a sua forma de estudar, isso vai te ajudar bastante à tirar esse nervoso que dá das aulas remotas.

Boa sorte nesse período bem diferente à todos nós! ♥

Foto por: Andrea Piacquadio


Comentários

  1. Oi Adeeh, tudo bem?
    Acho que depois que tudo isso passar as coisas nunca mais serão as mesmas sabe?
    Algumas pessoas se adaptaram bem de mais com o homeoffice ou estudo à distância. Outras já não tanto, mas só de terem percebido que existe a possibilidade de se estudar e trabalhar assim, abre precedentes. Espero que esse seja o melhor semestre pra você. Sua rotina ficou ótima, e vou ate copiar algumas coisas pra minha rotina de trabalho em casa hehe. Se cuida direitinho e também se permita um pouco de ócio às vezes.
    abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "se permita um pouco de ócio às vezes" acho que to precisando mesmo viu? Obrigado pelo carinho meu bem! ♥

      Excluir

Postar um comentário

SIGA POR E-MAIL