10/07/2020

Não se modifique para caber nos interesses de outros


O que faz a gente alguém especial? E quando eu digo especial mesmo eu falo de único, somos nós mesmos. Porque claro, a única pessoa no mundo igual a gente, é apenas o nosso eu. E por mais semelhante que possamos encontrar, até mesmo características do rosto, sempre teremos algum traço para diferenciar, seja ele físico ou interior. O melhor disso tudo é saber que sim, você é único e não tem essa ideia do "eu posso encontrar alguém tão especial quanto você". Se alguém te disse isso alguma vez na vida, você já sabe agora que não é verdade, então não se preocupe, você continua sendo único(a).

Essas características são tão especiais que elas fazem o conjunto inteiro do que somos. Modelam a nossa forma de andar, falar, sentir... o modo de ser no mundo, aliás, o nosso único modo de ser no mundo. Esses pontos que nos transformam e nos tornam únicos são na verdade a nossa personalidade, o que a gente pode colocar no papel e dizer que sim, este sou eu. Acho que muita gente precisa até começar a dar mais valor pra isso tudo, além do mais é o que nós somos, não tem pra onde correr e nem se tentar fugir de si mesmo.

Mas vamos lá, pra que fugir do que somos? Na verdade temos é que aprimorar o que somos, e nos tornar cada vez melhor. Mas tem gente que não sabe o grande ser humano que é e acaba por se fazer em pedaços pelos interesses de outras pessoas. Acho até que é uma forma de defesa para não perder essa pessoa que supostamente te ama. Já passou pela sua cabeça que outras pessoas tem o poder de manipular alguém e modificar o seu jeito, apenas para se sentirem melhores? Sim isso é possível e isso se torna desastroso.


Deixar que alguém mude seu jeito para que você seja o "ideal" no mundo dela é uma atitude muito egoísta. Pensa comigo: é como se você entregasse o seu corpo para alguém cortar as partes que não gosta em você e você deixasse só para caber no mundo daquele indivíduo, e quanto a você? E quanto as partes que você ama de si mesmo? Se entregar assim e permitir ser modificado em razão do sentimento é muito perigoso. Na realidade acho quem se entrega dessa forma ainda nem achou o amor próprio que está necessitando. E se quiser um conselho: nunca se entregue a alguém quando você ainda não se tem por completo, se ame primeiro.

Pode ser por carência? Claro que sim, as pessoas são frágeis, e ao mesmo tempo em que elas desejam ter alguém que ame ela mesma e alguém pra dizer que está ao seu lado, elas se dispõem a fazer loucuras por isso. E loucura quando eu falo é isso mesmo, é modificar a sua personalidade, características, o seu eu verdadeiro por alguém, que na verdade não te ama, porque gostar não é mudar, é se adaptar, é conversar, é resolver o melhor jeito de resolver o que incomoda no diálogo. Você não é um lego que encaixa em qualquer lugar, você é uma peça de quebra cabeça, se for colocada no lugar errado a figura está totalmente errada, nesse caso tome a figura como personalidade e a peça como você mesma, e aprenda que nem todo lugar no mundo vai nos proporcionar o que queremos ser.

Deixa eu te fazer uma pergunta: será que essa pessoa é alguém tão imperdível a ponto de você deixar de ser quem você é, pra se tornar quem ele queira? Não! Aliás, nem alguém imperdível é tão imperdível que precise te modificar pra se sentir bem. Se for pra ter alguém do seu lado, que seja pelo que você é e pelo que você constrói a cada dia. Afinal como iniciei dizendo logo acima, para se estar juntos tem que entender que precisamos nos adaptar, e modificar o outro é um ato de dizer "eu não gosto disso em você, eu posso mudar?", e quando se deixa é tarde demais, a pessoa acha que tem domínio por você e o pior de tudo é que você está entregando plena certeza sobre isso.


Quando você perceber que alguém só ficará satisfeito ao seu lado se você mudar seu jeito, saia o quanto antes. E quando eu digo saia é para proteger as suas características, sua personalidade e o seu jeito de ser. Quando eu digo pra sair é para proteger a sua alma, para proteger a sua verdade. Algo que você construiu a muito tempo, a vida inteira e você não quer destruir de uma hora pra outra. Segure firme na sua própria mão e se abrace com todo carinho pra dizer pra você mesma que você é o seu amor maior.

As pessoas que tendem a modificar outras em razão do seu ego e da sua melhoria na verdade revelam uma impossibilidade de amar sem dominar. Essas pessoas são tão frágeis em sua própria personalidade que tendem a danificar a dos outros para se sentirem superiores. O que na verdade só prova que nessa situação inteira quem mais precisa de ajuda são elas. O primeiro passo para não deixar que alguém assim entre na sua vida é se amando por inteiro e só depois se dispondo a amar um outro alguém. E o segundo passo, se puder, peça para essa pessoa se amar mais também, não custa nada ajudar.

O egoísmo de se doar e se modificar também revela uma franqueza nossa, afinal se entregando assim é o mesmo que pensar que não somos capazes de achar alguém que nos ame na nossa essência. E deixa eu te contar uma coisa: pode demorar ou pode ser amanhã, mas agente sempre acha o nosso amor, a gente sempre acha alguém que nos ame da melhor forma possível. A única coisa que temos que fazer é estar preparados porque isso vai ser uma explosão de amor e carinho tão grande vista até do espaço. Não se doe por inteiro, amor não é sobre como alguém se doa pelo outro, amor é como a gente se constrói juntos e um pelo outro. Como um admira os detalhes um do outro. Lembre-se: a gente se ganha nos detalhes e nos perdemos através deles também.

Foto por: Eduard Delputte

Nenhum comentário:

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.