06/06/2020

Nunca estar perto foi tão significativo



A vida ultimamente não tem nos dado boas notícias não é mesmo? Acho até que isso tudo funciona como uma prova de resistência, e cá estamos, resistindo. Essa foto acima faz bater aquela saudade das praias, dos amigos em volta, da família, das risadas, do mar, da areia, do vento... Essa imagem nos trás lembranças de coisas que sinceramente, é tão boa, tão legal, que até aperta o coração ao olhar. Nunca estar perto foi tão significativo. Estar ao lado de quem a gente ama, de quem a gente quer cuidar, de quem a gente quer se aproximar, pra abraçar, conversar, estar junto.

Ultimamente a gente não está podendo fazer isso. Na verdade a um bom tempo as pessoas não dão esse valor todo ao simples ato de estar junto. Precisou que uma pandemia nos avisasse de que devemos valorizar cada momento feliz ao lado de quem a gente ama. Porque hoje um abraço, é algo que vale muito mais do que qualquer coisa. A tecnologia nos ajuda a nos comunicar com quem está longe, mas vamos falar a verdade, não é mesma coisa que pegar na mão e olhar olho no olho. De abraçar e sentir o calor e o cheiro, de ouvir a voz de perto, de correr junto, de gritar juntos. A tecnologia pode deixar a vida muito mais fácil em vários aspectos, menos substituir amor que se sente ao se estar devidamente conectado um ao outro.

Eu entendo que por conta do nosso dia a dia, a gente as vezes se esquece de fazer uma coisa simples como: agradecer as pessoas que estão junto de nós em algum momento. Você já passou uma tarde incrível com seus amigos, e além de fotos, você parou pra agradecer a eles pelo dia magnifico que vocês tiveram juntos? Eu acho que a maioria das pessoas não tem esse hábito. Mas isso é muito importante para que a gente tenha mais chances de reviver aquilo tudo, agradecer por estarem juntos naquele momento é uma forma de dizer que ama, e que não quer por nenhuma hipótese que aquela pessoa saia de sua vida. Agradecer por estarem juntos, é cuidar pra que isso tudo seja infinito.


É, não podemos nos tocar. Hoje eu me deparei nas redes sociais com uma atitude muito linda e que expressa exatamente a falta que sentimos um do outro nesse momento. Médicos em alguns hospitais espalhados pelo país estão fazendo videoconferência com seus pacientes para que eles possam se comunicar com a família. Sabemos que quem é diagnosticado com a covid-19 nesse momento é essencial ficar isolado, então as visitas não podem acontecer.  Essa atitude é perfeita para uma melhora significativa do paciente. Estudos apontam que sim, há uma melhora no quadro de pacientes com qualquer tipo de doença quando eles sabem que tem o apoio das pessoas que mais ama. E isso se remete até a pacientes terminais, no caso deles o tempo de vida, mesmo que minimamente, é prolongado, garantindo mais momentos ao lado de famílias e amigos.

Quando eu digo que essa atitude expressa claramente que sentimentos um pelo outro nesse momento duas palavras definem: saudade e medo. Saudade porque além dessas pessoas hospitalizadas estarem longe de seus parentes, nós aqui do outro lado também estamos vivendo um isolamento, a diferença está justamente na outra palavrinha, o medo. O medo deles é pela vida, e o nosso medo é que isso se prolongue ainda mais, porque queremos que passe mais rápido, e que a gente possa viver junto e bem o mais breve possível. A gente ta vivendo constantemente uma nova tensão a cada dia, e não, não está sendo nada fácil.

Apesar de estarmos isolados do mundo, ainda sim continuamos isolados dentro da nossa própria casa. Recentemente houve um aumento em números referentes à violência doméstica. E isso é assustador, pois estamos passando por um momento delicado em nosso mundo, e questões como essa só atrapalham ainda mais esse isolamento que parece não ter fim. Mas deixa eu te dizer uma coisa: isso tudo vai passar e eu sei que a saudade está grande, mas a gente pode aguentar mais um pouco. O fato é que nesse momento não temos previsão de quando tudo vai ficar normalizado, mas se continuarmos ajudando uns aos outros, podemos conseguir melhorar tudo no menor tempo possível.


A saudade aumenta ainda mais pra dizer que estar perto nesse momento é tudo o que precisamos. O toque, nunca foi algo tão essencial quanto agora. Estar perto de quem gostamos liberam neurotransmissores essenciais para o nosso convívio social. Nesse momento de harmonia, de alegria e amor entre amigos e família, liberamos a serotonina, o neurotransmissor da felicidade. Ela é responsável pelos nossos estados de bem-estar e de bom humor. Então fica claro a sensação de liberdade, amor incondicional, risadas em um ambiente acolherador cheio de pessoas maravilhosas ao nosso lado não é?

Eu sei que está difícil, para todos nós. nesse momento devemos sim valorizar ainda mais o contato, o abraço. Mas a gente precisa se manter isolado, a gente precisa estar distante para estamos perto amanhã. Precisamos nos cuidar e estar atentos para que isso tudo passe. Hoje eu vou deixar aqui uma música sobre felicidade e amor, pra você curtir com quem está aí na sua casa, ou em uma videochamada com amigos e família. Diga pra eles o quanto está com saudade, deixe isso claro. Deixe o amor claro com todas as letras e o principal, expresse ele da melhor forma possível nesse momento de distanciamento, afinal mesmo longe a gente consegue dizer que ama de diversas formas e possibilidades. ♥


Foto por: Brett Jordan

Nenhum comentário:

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.