adeehmello

Oi seja bem-vindo(a), como se sente?

Dando um significado positivo para as coisas


Olhem para essa mulher da foto (foto: reprodução Tumblr) por um tempinho. Olhe nos olhos dela e imagine o que ela está olhando. Agora vamos falar sobre o que ela está fazendo, e a resposta é: olhando, observando, apurando... Isso é um pequeno detalhe de tudo o que a gente pode imaginar sobre a imagem, o que eu queria na verdade era mostrar que a observação, uma atitude tão simples que a personagem da foto até fecha mais os olhos e franze a testa pra poder perceber certos detalhes tão interessantes que se mostram à ela, que na verdade essa mesma atitude a gente não tem durante o nosso dia a dia. Você já parou pra pensar que se a gente olhar para alguns pontos que surgem no nosso cotidiano com outros olhos a gente poderia ter uma observação e conclusão diferente sobre aquilo?

Tudo bem que a interpretação é livre para toda e qualquer pessoa, afinal somos seres subjetivos, o que é para mim pode ser ou não da mesma forma pra você. Vai depender é claro, da percepção que cada um tem sobre o mesmo problema. Mas o ponto que quero chegar, é diretamente nas pessoas que pensam sempre negativo diante de alguma situação, algo que a gente pode mudar com posições simples e que ajudam bastante na hora de ter uma percepção positiva e animadora diante de cada desafio. Eu estou falando sobre aprender e dar um significado positivo para as coisas!

Eu já falei pra vocês aqui em outras postagens que eu nunca penso que para cada situação existe um lado bom e ruim. Para mim o que existe é um lado bom, e o lado do aprendizado, onde errando, caindo e não superando a gente pode voltar de onde a gente partiu só que desta vez aprendendo a como lidar com a situação e ultrapassa-la duas vezes mais forte. Pensar assim pode até parecer fácil, mas quando o assunto é colocar em prática fica mais difícil, mas nunca impossível. Mas também não precisar se apressar para conseguir agir dessa forma, calma, o equilíbrio não é estável, é fluido e uma hora chegamos todos lá.

Hoje separei pra vocês pequenos pensamentos que se a gente tomar a decisão de pensar diferente, a gente pode mudar todos os aspectos daquela situação, melhora-la e ainda decidir da melhor forma como agir diante dessas e outras que estão por vir, afinal de contas a vida é cheia de altos e baixos. A setinha vai estar ao meio de dois pensamentos, o primeiro (negativo) o rotineiro no qual a gente costuma pensar e o segundo (positivo) o pensamento no qual devemos substituir o primeiro, para viver de uma forma bem mais livre, leve e alegre.

• Não vou conseguir → Faço o melhor que eu posso neste momento: a gente nunca para pra pensar o quanto a gente é forte e o quanto a gente ainda pode conseguir. Na realidade você já parou pra pensar que desde o momento em que nascemos até o dia de hoje, nós superamos por completo todos os desafios da nossa vida até agora? E porque no próximo a gente vai desistir? Não! A gente vai tentar, e vai conseguir da melhor forma possível, e quem sabe até a gente descobre uma habilidade nova!

• É muito difícil → É um desafio para mim: um desafio a mais, acharia estranho se fosse um a menos, e na verdade acho que desafios são essenciais na nossa jornada, até porque é com eles que a gente fica bem mais forte para enfrentar os próximos não é mesmo? Encara de frente, encara como algo novo e que você nunca conheceu, olha para o desafio com cara de medo e dá um susto nele mostrando toda a sua força, tenho certeza que ele não está preparado para o tamanho da sua garra!

• Tudo é minha culpa → Eu me perdoo e me acolho como sou: esse ponto está diretamente ligado ao nosso trabalhinho de amor-próprio. A gente não pode apenas se pontuar pelos acertos, mas também pelos erros. Somos seres em constante mudança, aliás, nada no universo está literalmente parado no tempo, tudo está se modificando, e com a gente não seria diferente. Não se cobre por sempre estar no caminho certo, se dê o prazer da escolha, se dê o prazer do erro, se dê o prazer de tentar novamente. Temos a vida inteira para fazer as coisas acontecerem da melhor forma possível, não vamos nos abdicar do nosso constante aprendizado!

• Serei feliz, mas só depois... → Eu sou feliz, apesar de... : e vamos completar a frase, eu sou feliz apesar de todos os desafios que a vida tem me colocado eu estou firme e forte hoje superando todos eles. As vezes o desafio não é só físico, ele afeta também o nosso emocional, não somos uma máquina, e isso altera também o nosso sentido de felicidade. Mas até a felicidade nesses momentos pode ser controlada por você mesmo. Lembra que eu falei sobre não ter lado bom e ruim e sim um lado bom e o lado do aprendizado? É exatamente aí que se encaixa a decisão de ser feliz, você pode decidir isso, você pode modificar o ar da situação à seu favor.

• Me odeio → Eu me amo: esse ponto sem dúvida alguma é o mais forte de todos, ele é o que se avaliarmos de manhã logo cedo dizendo para nós mesmos diante do espelho o quanto nos amamos, essas pequenas palavras nos deixam mais preparados ainda para as horas à seguir. A gente precisa ter confiança, a gente precisar amar cada detalhe nosso, e estar pronto e disposto à dizer isso para nós mesmos em pensamento, em voz alta, em atitudes... De qualquer forma, a mais bela que seja, um eu te amo para si mesmo muda qualquer rotina, muda qualquer sentimento negativo!

Eu te mostrei cinco formas da gente poder controlar nossos pensamentos e trazer para o nosso dia a dia formas de pensamentos bem mais positivas. O fato é que está tudo sobre o nosso controle, o ser humano é na verdade uma máquina que pode se destruir ou se modificar para uma melhor evolução. Como o assunto é pensar positivo existe sim uma forma de treinar essas situações para que em algum momento a gente possa se ver pensando positivamente todos os dias. No automático!

MUDAR SEMPRE: esse é o foco principal dessa discussão, mudanças são sempre bem vindas e para se ter o hábito de transferir pensamentos positivos para a nossa vida, devemos mudar o hábito de pensar negativo. É simples, é só buscar a melhor forma da situação: com um lado você pode se dar muito bem, na verdade perfeitamente bem, e do outro você pode aprender bastante com aquilo tudo e trazer para você e para outros a melhor resolução daquilo tudo! Esteja sempre disposto à mudanças, na vida a gente requer bastante delas, e se ela exigir esteja sempre pronto.

APRENDIZAGEM: a mudança possibilita você à encontrar formas que antes não eram pensadas ainda, onde você pode aprender com você mesmo a tomar a melhor decisão diante de tudo. Com a mudança a gente vai aprendendo coisas e desenvolvendo habilidades em nós mesmos que antes não eram visíveis, novas ideias e até como se mostrar diante dos desafios, deixando até de ter medo e encarando tudo de frente.

SEGURANÇA: a partir do momento que se muda e se obtém um aprendizado sobre aquilo, é essencial se manter com aquele pensamento. O medo do desconhecido faz a gente pensar que a melhor decisão é voltar de onde partimos, ou seja, funciona como se fosse uma "zona de conforto" para as pessoas que tem medo de errar. Manter o pensamento positivo mesmo depois do aprendizado é mais do que necessário, é uma forma de assegurar que não haverá regressão dos novos comportamentos adquiridos.
O saber que não vem da experiência, não é realmente saber! - Vygotsky
Aprender a observar cada situação de forma positiva nos dá uma segunda chance de sermos ainda melhores. Parem de enviar estímulos negativos ao cérebro, isso é uma frase super repetida de uma professora minha e que faz tanto sentido. Os pensamentos negativos ficam em nossas mentes por horas e dias, e por serem tóxicos eles tendem a ser extremamente depressivos e ansiosos, acabando aos poucos com a nossa saúde mental. Isso afeta diretamente o nosso desempenho cerebral, mais precisamente na área do córtex pré-frontal que é a nossa base do comportamento e resposta dos seres humanos, ou seja, a chave da nossa tomada de decisão.

Os estímulos negativos eles são fortes o suficiente para nos tornarmos fracos diante de alguma situação, pois ele inibe a certeza que temos da nossa força, e mesmo que nossa força seja mais do que visível, a gente não consegue ver. Ter pensamentos positivos tem benefícios cognitivos e físicos também, ao mesmo tempo em que aspectos como a nossa autoestima, pensamento e amor-próprio são modificados para um bem-estar absurdo em nossas mentes, fisicamente estamos liberando em grande quantidade neurotransmissores como a dopamina, responsável pela nossa motivação e prazer.

Estímulos positivos, pensamentos positivos, tudo no positivo, perdi até a conta de quantas vezes escrevi positivo nesse post. Essa é a nossa meta daqui pra frente, colocar em prática tudo o que for positivo. Além de todos esses benefícios citados acima, a positividade também se mostra presente dentro de ambientes, onde a sensação é bem mais legal e harmoniosa, e de pessoa para pessoa também, afinal quem nunca sentiu uma energia boa e maravilhosa perto de alguém? Isso mesmo, estar perto de quem é positivo e de quem vê a vida de forma positiva, estimula a gente a pensar positivo também! Vamos todos criar uma ambiente favorável para a nossa saúde mental, sempre no positivo!

Positivo, positivo, positivo, positivo...


Comentários

SIGA POR E-MAIL