07/02/2020

Pare de querer sempre atender às expectativas dos outros


No começo eu era assim. Na verdade até um tempinho atrás, antes dessa coisa toda de dar uma chance para a pessoa que eu vejo quando estou diante do espelho. Aquela velha pessoa que vive para agradar aos outros e esquece do mais importante, a si mesmo! Mas na realidade isso aqui é muito mais sobre atender o que os outros esperam de nós, do que fazer por si mesmo! Eu vivia dessa forma e eu posso dizer com todas as letras que é sufocante. Sufocante em todos os aspectos porque acima de tudo você começa a render tempo que é seu e que na verdade você nem tem para atender expectativas alheias só por um simples sentido de "aprovação" ou "afeto". Que vamos combinar, não são verdadeiros. Eu era assim, e eu deixava tudo de mim para entregar aos outros, eu dava mais atenção ao que os outros esperavam de mim do que eu mesmo.

Isso inicia de baixo, de forma simples como um "eu esperava mais de você", aí você vai lá e faz. Depois de um tempo pode ter certeza que o costume se torna sua obrigação. Isso mesmo! A sua obrigação acaba sendo fazer outras pessoas felizes, o que deveria ser primeiramente por você e só, porque na verdade a nossa felicidade apenas nós mesmos somos responsáveis. Essa obrigação nos dá a sensação de cobrança, onde cada passo que a gente dá a gente sente que não é o suficiente. A dependência que se cria sobre tudo isso é surreal e acabamos por esquecer da nossa própria felicidade. Uma cobrança que imaginamos ser nossa, mas que fala mais sobre os outros do que de nós mesmos; essa obrigação é mais um desejo que os outros tem de realizar e não realizam e por isso acabam jogando no lado mais fraco, você! Eu te pergunto: essa situação te deixa feliz?


Volto a repetir: a felicidade dos outros não é obrigação sua, e isso funciona pra você também! A sua felicidade só quem tem responsabilidade de criar e buscar é você mesmo! Pare de se cobrar por expectativas que não são suas, tudo o que alguém espera de você ou que você faça por elas é um problema e uma questão delas com elas mesmo. Não tem absolutamente nada a ver com você e a sua ansiedade sobre satisfazer esses pensamentos de esperança dos outros só te faz abdicar de algo que é essencial na tua vida, a tua saúde mental. E eu vou te dizer uma coisa, nos tempos de hoje, quem tem uma saúde mental legal e positiva (não precisa ser perfeita e nunca será) já está no lucro!

Isso existe em todo tipo de relação, seja ela amorosa, familiar ou entre amigos. As expectativas que as pessoas lançam na gente é instantânea, é como se elas esperassem automaticamente por uma atitude não programada sua, onde essa atitude teria que beneficiá-las de alguma forma. E porque que a gente deveria atender a todas essas chamadas que na verdade só provam pensamentos que não são nossos de pessoas que não se dão o prazer de realizar essas suas vontades. Não espere nada de ninguém! Se você deseja ou idealiza algo, corra atrás por você mesmo. Você é dono da sua felicidade.


Eu desisti de atender às ideias dos outros a partir do momento em que eu percebi que eu estava me perdendo no meio de tudo isso. Eu era o tipo de pessoa que conseguia ser de todo mundo e nada de mim, e acho que por um tempo a minha felicidade estava em ver os outros felizes, eu pensava que essa era a minha forma de ser feliz e eu estava errado. É uma espécie de escravo sentimental, onde o sentimento de felicidade é sentido pelo outro e você só sente o que diz respeito a uma "mini satisfação" de dever cumprido, mas que na realidade você se corrói por dentro por não trazer essa felicidade pra si mesmo. Liberte sua mente e seu corpo das mentes e dos corpos alheios, não nascemos grudados então porque nossos pensamentos tem de ser assim? Pense com a sua própria cabeça!

Se você é para todos, não precisa ser pra você! É exatamente isso o que os outros pensam, os outros na verdade que jogam essas responsabilidades e expectativas nas suas mãos. Eles não estão nem preocupados se você está bem com tudo isso, tão pouco com a sua saúde mental. Eles só querem uma boa dose pra amaciar o ego. Mas você precisa ser pra você, nessas horas é necessário ser seletivo, é necessário se dar conta de quem está ao nosso lado por amor e quem está apenas para se aproveitar da nossa gentileza. Seu sorriso é importante sim, e a sua vez de ser feliz também. Que tal a gente fazer um trato agora? Vamos todos ser feliz por si só, e a partir do momento que essa felicidade for constante saberemos que é a hora de compartilhar com o mundo. Do contrário, não materialize sua felicidade nas expectativas dos outros, as pessoas tem sérios problemas com reciprocidade e nem sempre o tanto que a gente luta pra alguém ser feliz, é o tanto que recebemos e que somos felizes também!

Amadurecimento é você saber a hora de ser feliz mesmo sabendo que deve abrir mão de alguém pela sua felicidade. As pessoas não prendem a gente, nós é que nos prendemos a elas, e por isso está na hora de ressignificar o ato de estar perto, de estar junto. Antes, certifique-se de que estará sempre por você, antes de estar pelos outros. Amor-próprio é baseado no valor que damos a nós mesmos a cada dia. Suas conquistas devem ser expostas como mérito seu e antes de tudo para sua felicidade e para o seu desfrutar. Deixa quem quiser pensar o que seria melhor pra ti, deixa quem quiser especular o que seria o ideal pra tua vida. Quem sabe de tudo isso e mais um pouco está dentro de você, e é você mesmo!

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Nenhum comentário:

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.