27/02/2020

O que é a felicidade pra você?


O que é a felicidade pra você? A felicidade hoje em dia está muito associada à conquistas futuras, de um futuro bem sucedido, com uma estabilidade financeira maravilhosa e uma saúde completa. É normal todo mundo pensar dessa forma, afinal desde que nascemos temos em mente que devemos construir a nossa própria felicidade. Então o sentido de felicidade para o futuro vem nos acompanhando desde cedo. É inevitável essa cobrança, afinal até a gente chegar em uma certa idade onde podemos compreender quais os passos serão os melhores para a nossa vida e assim ter o nosso próprio domínio, muita gente vai "ditar" o que acha certo sobre nós. Normalmente é a nossa família.

Isso não quer dizer que as decisões da nossa família e outros à nossa volta estejam errados. Esses comentários vem acompanhados de elementos como "é um conselho", mas nesse caso o poder de seguir ou não é totalmente nosso. Comecei falando sobre isso porque quero que as pessoas entendam que a felicidade não é algo a ser construído. A felicidade é no agora, é no presente. Não se vive uma felicidade futura, se sonha uma felicidade futura. A felicidade não é algo programável, é do agora, é para o já. É você apenas sentir, é apenas viver, não tem como planejar ser feliz!

Pesquisas afirmam que a felicidade também tem muito a ver com a nossa idade, normalmente enquanto estamos pequenos, mais precisamente nas idades das não obrigações e não preocupações a nossa felicidade está exatamente nesse momento. Assim como em outro estágio da nossa vida, mais precisamente entre o início da nossa velhice e a vida realmente de idoso. O momento em que a gente se sente mais triste, digamos assim, é quando estamos entre as nossas construções futuras, onde estamos estudando para alcançar um objetivo, quando estamos no trabalho, e quando estamos fazendo os nossos planos de família. Adolescência e adultez.

Não é de se estranhar que seja nessa fase da vida o nosso momento mais triste não é mesmo? Até porque eu sei na pele o que é isso, afinal estou iniciando minha vida agora, tenho apenas 20 anos. Então não estar tão feliz assim nesse período é totalmente compreensível, já que nesse momento nós somos bombardeados de problemas, estudos, trabalho, vida pessoal para organizar no meio disso tudo, e ainda por cima a gente tem uma baita crise de identidade e existencial, colocando à a prova toda a nossa saúde física e mental. Essas questões acompanham a gente externamente, enquanto somos cobrados pelos outros, e internamente mesmo, quando a gente cobra a si mesmo pelas conquistas e ansiedades que temos.


Então podemos dizer que a felicidade é um estado, é quando você sente que é feliz. Não somos felizes, estamos felizes. Eu gosto até de colocar como exemplo a alegria do filme Divertidamente sabe porque ela é cheia de luz e alegria mesmo como seu próprio nome já diz, mas tem seu cabelo na cor azul? Vocês lembram que a tristeza ela é completamente azul e nos dá aquela sensação de frio, solidão? Pois então: a alegria tem o seu cabelo azul justamente para lembrar que nenhuma felicidade é pra sempre, que nenhuma alegria é pra sempre. E não é pra ficar triste por conta disso, até porque altos e baixos na nossa vida teremos sempre, então temos que se acostumar e sempre estarmos prontos para todos os desafios.



Eu gosto de pensar nessa música quando eu falo sobre felicidade. Ela tem uma letra tão simples, mas tão aconchegante e que aquece o coração. Além é claro de eu particularmente amar essa música e o Melim também! ♥ Mas o que eu gosto de pensar e que tem escrito na letra é o trecho sobre "o que você transmitir, volta com intensidade". Isso é uma das coisas que eu levo pra minha vida inteira, eu prezo muito por estar bem e transmitir o bem. Eu brinco dizendo até que eu quero e tento acordar feliz até pelos meus problemas, porque tendo problemas é sinal de que estou vivo, então como ninguém tem nada com isso se a minha energia estiver boa para com as pessoas, essa energia boa voltará maravilhosa pra mim novamente! 

Essa música também trás um sentido de que a felicidade por não ser algo futuro e planejável e sim do aqui e agora, você pode decidir acordar e ser feliz! Isso mesmo, você pode decidir quando e como ser feliz, através de coisas bem pequenas citadas na letra como: "hoje vamos desejar o bem, sem olhar a quem" , "peça tudo o que você quiser, acredite na sua fé". Esses trechos mostram claramente que se a gente puder decidir levar a vida de uma forma mais positiva e que isso possa transparecer nas pessoas, assim teremos nosso momento de felicidade. Sim a felicidade está nas nossas mãos, e podemos decidir acordar e ser feliz assim como acreditar que podemos fazer outras pessoas felizes também!


Mas vocês sabiam que a gente pode buscar gatilhos para que a nossa felicidade possa ser constante na nossa vida? Claro, não será sempre aquele momento de grande felicidade intensa até porque são momentos com tempos espaçados na nossa vida, mas eu posso te garantir que são coisas simples que no final do teu dia vão fazer uma grande diferença. Eu tento fazer todas elas e deixar meus dias o mais leve possível, e sim eu tenho um retorno muito bom quanto a esses itens. São coisinhas simples e que todo mundo pode fazer, eu acabei chamando elas de listinha para a felicidade! Vem conferir! ♥

1. APRENDA A DIZER NÃO:
Esse item para algumas pessoas é o mais complicado, falo isso por mim que por anos meu sentido de estar feliz foi ver a felicidade das pessoas mesmo que pra isso custasse a minha. Aprender a dizer não vai muito além de só falar, é você reconhecer quando pode e quando não pode fazer algo por alguém, quando você sentir que aquilo está te ferindo ou invadindo demais o teu estaço, não dê com um pé para trás, diga não! Se não é possível, não é possível e pronto; não deixe a sua felicidade ser decidida pelos outros, ela tem que ser comandada por você, afinal ela é sua!

2. GOSTE MAIS DE SI MESMO:
Que esse blog aqui é cheio de posts sobre amor-próprio não temos nenhuma dúvida não é mesmo? Mas esse item aqui tem que ser levado em conta. Ame a si mesmo, todos os seus detalhes, todas as suas qualidades e defeitos. A partir do momento que você passa a se amar mais, e a ver coisas belíssimas em você, você ganha confiança para dar passos enormes na sua vida pela sua felicidade!

3. MUDE A SUA ROTINA COM PEQUENAS ATITUDES:
Esse é o item que eu mais gosto. Que temos de construir a nossa vida todos nós sabemos disso, mas todas essas coisas que temos que passar cria uma rotina exaustiva. Quando você puder mudar a sua rotina com coisas simples, mude! Eu por exemplo, existem caminhos que do nada eu decido caminhar por eles, mesmo que seja longe do meu destino e eu possa pegar um transporte público pra chegar mais rápido. Mas eu decido ir andando justamente para ter esse momento comigo mesmo, onde eu penso e me conecto novamente. ♥

4. FIQUE LONGE DE QUEM TE FAZ MAL:
Acho que esse item não deveria nem fazer parte da "listinha para felicidade" a gente deveria atribuir ele para a vida inteira! Ficar longe de quem só nos deixa triste e nos faz mal é um favor que fazemos à nós mesmos. Além de deixar a nossa vida mais simples e sem nenhuma complicação que possa aparecer, a nossa felicidade e nossa energia positiva não estará em risco. Proteja suas energias e sua fé!

5. SEJA SEMPRE POSITIVO:
Escolher ser feliz! Eu escolhi e você? Esse quesito é o que eu mais gosto de todos eles, porque assim como você pode decidir ser feliz, você também pode decidir transmitir essa felicidade nos outros. Vamos lá, te dou um desafio: que tal a partir de hoje você tentar elogiar alguém que ama durante o seu dia, pelos menos 5 elogios pode ser? Não precisa ser com a mesma pessoa, pode ser com qualquer pessoa do seu dia que você ama e que quer ver bem, distribua elogios, distribua felicidades!



E agora você me pergunta: e essa música agora, o que significa? Eu te respondo de uma forma simples: é exatamente pelo tempo que estamos, acabamos de passar pelo carnaval e você quer forma de felicidade e alegria que pode ser mais expressiva do que esse período do nosso ano? Eu gosto de pensar que o carnaval pode ser o sentido de felicidade de muita gente, e que essas pessoas esperam por esses cinco dias de folia o ano inteiro. Eu espero que o carnaval nunca acabe, e acho que nunca vai acabar. Mas se um dia houver a intenção de acuar esse movimento cheio de felicidade, expressão, amizade e vida, que eles possam levar me conta que a felicidade de muita gente está por ali.

Isso nos faz pensar que cada pessoa tem o sentido de felicidade voltado para aquilo que lhe interessa. Eu observo muita gente criticando o Carnaval, mas se a gente parar pra pensar o tudo aquilo que a gente passa durante o ano e observar que o carnaval representa o sopro e o alívio que muitos desejam para ter um impulso a mais no ano que se inicia, a gente pode ver a grande importância que existe. Eu não brinco carnaval, aliás, eu sou do bloco da Netflix sabe? Hehehe. Mas eu não tiro a importância dessa festa maravilhosa que arrasta muita gente.


O que eu estou querendo dizer é que temos um ano inteiro cheio de desafios, tristezas sim porque teremos, e alegrias sim porque teremos também. Então é gratificante você olhar na televisão ou na própria janela de casa mesmo, as pessoas fantasiadas, as pessoas felizes, as pessoas com amigos e família. Isso é saúde mental. Isso é o verdadeiro sentido do momento de ser feliz, onde essas pessoas buscam o ano inteiro por apenas cinco dias de felicidade, e trabalham o resto do ano inteiro pra se preparar pra tudo isso novamente! Viva o carnaval!

Mas o que seria felicidade pra mim? Seria um conjunto de todas as coisas das quais nós fazemos de positivo no nosso dia e que pode esborrar e até tocar em outras pessoas. A felicidade pra mim está no arroz de família feito pela mãe que vê a casa cheia e ama tudo isso. Está no livro que termina de uma forma incrível e que você fica de olhos cheios. Está nos resultados da sua prova na escola, na faculdade, no emprego. Na chuva que cai no seu rosto e você decide se é um problema ou não e acaba optando por ser apenas amor. Está nas pequenas energias simples, bobas, mas que significam bastante pra todo mundo que deseja esse bem. A felicidade, acima de tudo é algo pra ser aproveitado, porque tanto faz durar tempos e tempos, como durar minutos. Valorize a sua felicidade, valorize o seu sentido de felicidade. Procure sempre estar perto de tudo o que te faz feliz!

E pra você, o que é a felicidade? ♥

Foto por: Marcos Paulo Prado

2 comentários:

  1. Oi Adeeh, tudo bem?
    Felicidade pra mim tinha muita relação com o que eu queria "ter". E como você disse, é como se projetássemos nossa felicidade apenas pro futuro, e dessa forma nunca conseguiríamos de fator aproveitar os momentos felizes. Hoje trabalho muito no meu consciente que preciso aproveitar cada momentinho, desde os mais simples até os maiores, e dessa forma vou vivendo aproveitando o presente.
    Mais um texto maravilhoso.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A felicidade está em cada momento da nossa vida, a gente tem que aproveitar todos eles! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.