16/02/2020

Abrace um adolescente na rua


Quando a gente fala sobre desenvolvimento humano, a gente tem sempre aquela ideia boba de nascer, crescer, se reproduzir (ou não), e morrer (odeio essa palavra). Mas o que sabemos sobre desenvolvimento humano? Essa semana - primeira semana do período - na aula escrevi uma ideia do que seria isso de uma forma bem simples e rápida. "São etapas que diretamente ou indiretamente nos deparamos para a obtenção de experiência e maturidade. Fatores que contribuem para o crescimento físico e intelectual humano, com o intuito de fazer com que o indivíduo se aprimore, esteja pronto e o mais preparado possível para os próximos desafios". E foi isso que eu escrevi.

A cadeira na qual tivemos que desenvolver um pensamento sobre Desenvolvimento Humano é "Psicologia do desenvolvimento adolescente". São cadeiras em sequência, já tivemos infância e logo após adolescência teremos adultez e velhice. Essa cadeira me fez pensar sobre a adolescência de uma forma diferente. Porque na verdade vocês já pararam pra pensar como é ser adolescente? Eu acho que de todas as fases da nossa vida, essa é a mais bombardeada. Todas as outras tem seus desafios, claro, mas a fase da adolescência é uma mistura de preocupações, desafios e expectativas sobre si mesmo e dos outros sobre você.

A fase é muito rotulada como a fase da "aborrescência", o que na verdade deveria ter mais ênfase no comportamento observado, pois nele encontramos um indivíduo onde suas características físicas e emocionais estão sendo descobertas assim como mutuamente é bombardeado de cobranças no que diz respeito ao seu futuro. O adolescente hoje é visto como cansado e sedento por diversão e prazeres, mais isso não deveria ser abordado como negativo e sim como uma fuga da realidade, ou seja, se alguém precisa fugir de algo é porque está precisando de ajuda. A alegria e prazer em prol da substituição de cobranças, reclamações e ansiedade.


Quando o título do post fala que é pra você abraçar um adolescente, ele te dá a ideia exata do porque. Ser adolescente hoje em dia é você ter em sua mente uma série de coisas ao mesmo tempo. Nenhum adolescente cresce nesse exato momento sem ter pelo menos respondido umas dez vezes a mesma pergunta que sempre fazem nas reuniões de família: o que você quer fazer da sua vida? O engraçado é que perguntam e esperam de vocês uma resposta exata e mesmo quando se tem uma reposta assim eles alegam que o que você quer não é uma boa ideia e te dão referências do que você pode fazer com base no gosto deles, ou seja, deixam qualquer resposta que você dê de mão. Mas esquecem que qualquer decisão que fazemos nessa fase, define quem seremos lá na frente e para o resto da vida.

As cobranças são as mesmas de sempre, estudar, fazer uma graduação, se especializar, arrumar um emprego e estabilizar a sua vida. Fora disso, você sempre será questionado quando a sua decisão. Mas ninguém pergunta como você está no meio disso tudo, como está a sua saúde mental e sequer se você precisa de ajuda. É realmente necessário todos nós passarmos por isso tudo? E se tiver alguém que não deseja fazer faculdade, é alguém considerado errado apenas por isso? As pessoas esquecem por um momento que todos nós temos objetivos e pensamentos diferentes, e que está tudo bem quem quer fazer faculdade e quem não quer. Cada um constrói a sua vida da melhor forma possível para si mesmo!

A ultima pergunta que tivemos que responder na atividade foi sobre argumentos que comprovam que um adolescente está se desenvolvendo como esperado. Eu achei essa pergunta difícil de ser respondida e coloquei alguns aspectos à serem levados em conta quando o assunto é se desenvolver da melhor forma possível. Em 1946, a OMS Organização Mundial da Saúde, determinou um conceito bem difícil de ser alcançado no quesito normalidade, ela seria o completo bem-estar físico, mental e social. Então a partir daí já podemos perceber que é um sentido tão amplo a ponto de ser impossível. Se a gente associar esse estado de normalidade ao desenvolvimento adolescente, veremos nitidamente que sim, é impossível se ter um estado de completo bem-estar físico, mental e social e ainda sim conseguir estar dentro da fase da adolescência.


A adolescência é uma fase de descobertas, hoje peguntas sobre o futuro, namoro, objetivos, trabalhos... são constantes e que são as causas da maioria das ansiedades pelo mundo. As pessoas esquecem que para se ter um futuro é necessário estar bem no presente para que possamos construí-lo da melhor forma possível. É uma fase onde entram em conflitos a nossa identidade, o que a gente pensa sobre nós mesmos, o que queremos e como queremos, além é claro de toda aquela loucura de sentimentos. É a fase onde a gente tem que parar e buscar um tempo para não se perder em meio a esse fogo que ficam todos os ambientes que entramos, e até mesmo as pessoas que começam a construir suas vidas, são cobradas mesmo assim.

Quando você puder não esqueça, abrace uma adolescente na rua! Diga que vai ficar tudo bem, e diga que ele pode seguir firma e forte mesmo sem tempo, sem dinheiro, e sem nenhum motivo para continuar. Mostre a ele que o motivo dele estar seguindo esse caminho é para a própria felicidade, e que ele cuide disso com todas as forças. Eu escrevo isso porque na verdade era o que eu queria ter ouvido quando comecei toda essa jornada. E como eu falei logo acima, mesmo estando no caminho, mesmo já iniciado parece que ninguém está satisfeito, mas eu? Eu estou muito, e quero continuar sempre!

Dar um abraço em um adolescente é você trazer de volta o carinho e um sentido pra vida. Sabe o calor que isso trás no coração, sabe a beleza que fica o dia de alguém que precisa apenas de um abraço e consegue? Isso não tem preço, isso é mais do que incrível. E pergunte também se faz algum curso, se fizer diga que não desista, abrace um universitário, abrace quem faz técnico, quem faz cursinho, abrace todo mundo. Abrace quem está à procura de emprego e diga que essa pessoa vai encontrar, ao mesmo tempo em que você manda energias positivas e todo o amor do mundo para que isso se realize. Abrace um adolescente, abrace seres humanos em construção! ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Nenhum comentário:

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.