10/01/2020

Saber a hora de desistir de quem te machuca


Embora o título seja totalmente diferente, eu sou uma pessoa que não costuma desistir de ninguém, ou era. Na realidade mesmo que me machuque eu sempre vou estar pronto à compreender o porquê daquilo tudo. Pra mim todas as pessoas merecem ser ouvidas antes de serem questionadas quanto aos seus erros. Então esse é o motivo pelo qual eu não costumava desistir das pessoas, mas acho que ja é hora de mudar um pouco as coisas. Ser o que não desiste, ser o que está sempre disposto, é duro e consome demais as nossas vidas.

Eu creio que de uns tempos pra cá eu não estou tão perseverante assim. Eu até gosto de tentar algumas vezes e fazer valer a pena estar perto de alguém. Só que as vezes isso chega a ser tóxico e doloroso. Estar sempre aberto à entender as pessoas te tira sempre da essência do que você realmente é, porquê você se coloca no lugar do outro e tenta entender a dor que ele sente. Empatia, saber ouvir é necessário, mas as pessoas pensam que por você ser assim teríamos de viver 24h do nosso dia por elas. É por isso que estar sempre pelo outro te retira da sua natureza. Ficamos tão preparados para o outro que esquecemos de nos preparar para nós mesmos.

Quando se chega ao ponto de você ter que entender que aquilo não está te fazendo bem, é a hora de parar. Tentar, e tentar novamente, e mais outra vez, nem sempre vai fazer surgir o resultado que a gente tanto deseja. Oferecer demais mesmo que seja para o bem, nem sempre é bom. E se em todas as situações em que você se encontra mal por alguém e essa pessoa não tem o mínimo de bom senso de tentar procurar a raiz do problema que na verdade é ela mesma, não vai ser você o representante de todos os erros alheios que vai colocar na mesa todos esses pontos tóxicos do indivíduo. As pessoas precisam perceber quando elas tem atitudes ruins com os outros, não é necessário platéia para se mostrar o óbvio.


Eu acredito que desistir de alguém é o estágio mais triste de qualquer relação. É onde você percebe que aquilo tudo o que você tentou, ajudou e fez a pessoa enxergar nela mesma não adiantou de nada. Isso é frustrante, tão chato ao ponto de alguns acharem que o erro está em si mesmo e se culpar achando que não fez o bastante para que tudo se resolvesse. Não, a culpa não é sua, você tentou então parabéns por isso, fique tranquilo.

Eu acho que a melhor maneira de você desistir de alguém e tentar fazer com que ela reconheça tudo o que anda acontecendo, é deixando ela mesma seguir com a própria vida e com as próprias decisões. Acho que quando tomamos consciência das nossas atitudes através das consequências que surgem devido à esses pontos tóxicos, é quando mais sentimos que estamos sozinhos. Porque vamos falar a verdade: quem gosta de estar perto de pessoas que só nos machucam? Se afastar nesse caso funciona como uma "ajuda distante" onde você mesmo longe consegue fazer através da falta que você faz, que a pessoa reconheça seus próprios erros.


Tenho um apego muito grande à todas as pessoas que tenho em minha vida, mas sim existem nela pessoas que eu tenho e tive que me afastar pra elas poderem reconhecer como elas convivem socialmente. Não tem mal nenhum em se afastar de quem não nos faz bem, é necessário até pra gente mesmo observar que sempre damos tempo demais a coisas vazias, sem nexo e aquelas pessoas que acreditamos que possam agregar alguma coisa para nossa vida, e não elas não são assim.

Saber a hora certa de desistir de alguém está na arte de você saber que você não merece se desgastar por tudo isso. É necessário que a gente se dê um enorme valor, seja egocêntrico mesmo nesses tempos, para que possamos reconhecer que merecemos mais e que quem está à nossa volta, deve estar para o nosso bem ou para oferecer o bem. Se te trás algum tipo de dor de cabeça essa sim é a hora de desistir, de deixar ir.


Mas e como fica a parte de amar à quem nos causa dor? Vai doer a distância? Sim! Mas pensa comigo uma coisa: a tua saúde mental e emocional é algo tão bobo assim ao ponto de tu deixa-las de lado por alguém tão vazio que não consegue nem se preencher de consciência de si mesmo? Assim como reconhecer que merecemos mais é uma arte, é uma arte também reconhecer que erramos e tentar ser alguém bem melhor. A dor é necessária pra você continuar a sua vida, mesmo que pra isso você tenha que abrir mão de alguém.

Se dê uma chance a mais, e também uma chance à quem não consegue se observar. Não é necessário trata-lo da mesma forma, isso não é de sua natureza. Apenas saiba a hora de parar e perceber que não adianta mais, que não vai dar resultado por mais que você tente. Seja forte também, gostar de alguém não é fácil, ainda mais quando essa é a pessoa que nos machuca tanto, creio que a distância seja uma boa resposta, mas a própria consciência de nós mesmos sobre quem somos e as nossas atitudes, é mais do que essencial.

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter


Foto por: Joshua Hanson

4 comentários:

  1. ótimo texto!
    As vezes me pego pensando "e se quem te machuca for você proprio?" as vezes no nosso dia a dia é inevitável, mesmo que tentemos ser mais gentis.


    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Instagram
    Twitter
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso daí já puxa para uma pensamento autodestrutível, onde você faz uma auto sabotagem e põe em risco seus relacionamento, é mais complicado, mas foi bom lembrar, ótimo papo para um outro artigo! ♥

      Excluir
  2. Ser uma pessoa empata é uma via de duas mãos, você coloca os outros em primeiro lugar, sente e analiza tudo sobre o outro mas nem sempre recebe algo de volta. Quase nunca pra ser sincera. E é assim que você tem que aprender quem merece continuar na sua vida e quem não merece.
    Adorei ler um pouco mais sobre seus pensamentos, Adeeh!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, meio que as pessoas entendem que você é alguém segura, alguém com amor, e se aproveitam disso! É triste ter que selecionar pessoas que entram e que saem da nossa vida, mas é preciso!

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.