02/01/2020

O que significa as siglas LGBTQIA+?


Primeiro post do ano, e eu estou feliz? Lógico que sim, afinal mais um ano que se inicia e eu espero que esse ano seja tudo perfeito para mim, pra você e esse espacinho aqui na internet também. E eu estou feliz ainda mais porque eu inicio esse ano falando de um assunto que eu domino muito bem, e claro é sobre mim, sobre minha vida, sobre um movimento maravilhoso. Esse ano prometo escrever mais sobre assuntos relacionados à comunidade LGBT, o intuito do blog em si é melhorar a vida das pessoas, e como informação nunca é demais isso ajuda muito a vida e quem está dentro do movimento e quem vê de fora também. Repito: informação nunca é demais!

O que significa as siglas LGBTQIA+? Essas letrinhas que pra muita gente é motivo de confusão na mente, e eu entendo, são letras que classificam uma espécie de "posição" dentro desse mundinho LGBT, ou seja, são nomes que usamos pra classificar pontos de um mesmo movimento. Muita gente por não conhecer acha que é desnecessário ou por preconceito acha isso tudo uma baboseira, mas eu te garanto que isso é extremamente necessário pra gente ter uma organização sobre o que cada pessoa sente e vive. Orientação sexual e identidade de gênero são coisas pra se discutir hoje!

Derivados das siglas GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), essas letrinhas foram mudando durante o passar do tempo e hoje tem um leque de informações necessárias abrindo espaço também para pessoas não heterossexuais e não cisgênero. Hoje essas três letrinhas cresceram e atualmente podemos dizer que o correto a se chamar seria LGBTQIA+ (Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais ou transgênero, queer, intersexo, assexual...). Hoje eu quero mostrar o significado de cada uma delas pra vocês além de alguns outros pontos que compõe esse movimento tão lindo! Vamos lá? ♥

Antes de tudo eu queria deixar claro pra vocês de forma simples e rápida o que seria alguém cisgênero: é uma palavrinha usada para as pessoas que se reconhecem com o seu sexo biológico, aquelas que se entendem com sexo atual delas, agem, pensam, se vestem da forma que o seu sexo biológico representa, ou seja, é a pessoa que se identifica completamente com o seu gênero de nascimento! Agora sim, vamos lá!

LÉSBICAS - GAYS: por anos a classificação seria a mesma para todo mundo, chamavam apenas gay para homens e mulheres, gay é o nome que usamos para as pessoas que sentem atração pelo mesmo gênero. A palavra gay era usada para classificar homens historicamente e também pessoas não binárias, hoje temos um termo usado para homens (continua sendo gay) e para as mulheres também, no caso Lésbicas.

BISSEXUAIS: são homens e mulheres que sentem atração ou afetividade por ambos os gêneros masculino e feminino. Não, essas pessoas não estão na "zona de conforto" sem querer se assumir gay ou lésbica, como também não estão "sem saber o que querem". São pessoas que assim como todo mundo sentem atração por algum gênero, nesse caso pelos dois.

TRANSEXUAIS / TRANSGÊNEROS: são pessoas que não se identificam de forma alguma com o sexo atribuído a si ao nascimento e nem aos gêneros impostos pela sua sociedade. Esse contexto trata basicamente sobre identidade de gênero e não sobre orientação sexual, se você tem dificuldade de entender sobre esses dois assuntos acesse o post sobre 4 pontos LGBT's mais que importantes e você vai entender tudinho!

QUEER: são pessoas que transitam entre os gêneros, e não se intitulam nenhum deles, ou seja, os termos heteronormativos impostos socialmente não tem vez quando o assunto é essa galera. O termo queer é um referência à teoria com o mesmo nome, afirmando que gênero e orientação sexual são pontos impostos pela sociedade. Logo não se existe um modelo, as pessoas queer são pessoas totalmente fora dos padrões.

INTERSEXO: são as pessoas que não conseguem ser definidas entre masculino e feminino, devido à questões hormonais, genitais, cromossomos e outras características biológicas. Essas pessoas não podem ser classificadas dentro da norma binária (masculino e feminino), então elas possuem uma classificação própria.

ASSEXUAIS: são as pessoas que não sentem nenhum tipo de atração ou afetividade por nenhum gênero existente, simples não é? Podem ser classificadas como arromânticas também, pelo fato de raramente ou nunca se apaixonarem.


Bom, agora que você já está por dentro das principais classificações, é hora de você saber o que seria o plus (+) logo ao final das letras. Ele representa todas as possibilidades que podem ser observadas dentro das classificações de orientação sexual e identidade de gênero, ou seja, são ramificações desses dois pontos principais sobre a comunidade LGBT. É hora de conhecer alguns deles.

OMNI: são pessoas que se sentem atraídas por todos os gêneros, levando sempre em consideração a presença de um gênero, ou seja, isso que diferencia as pessoas Omni das pessoas Pans, eles consideram o gênero um fator muito importante.

AGÊNERO: identidade que determina a ausência de gênero, são pessoas que não entendem muito sobre qual seu gênero ou apenas não ligam para o assunto.

PAN: as pessoas pansexuais são as que sentem atração pela pessoa idependente do seu gênero, ao contrário das pessoas Omni, os Pans não levam em conta esse quesito.

NÃO-BINÁRIAS: são as pessoas que não se classificam como totalmente do gênero feminino e nem do gênero masculino.

CETERO: também chamado de medisso, são as pessoas que na maioria das vezes são não-binárias e sentem atração apenas por pessoas não-binárias.

GENDERQUEER: uma ramificação das pessoas queer, nessa classificação se mostram as pessoas quem não são 100% homens e nem 100% mulheres. Pessoas que tem o gênero e a orientação sexual interligados como no caso de homens e não se sentem homens por completo justamente por sentirem atração por homens, então essas pessoas agem de forma que não associem ao gênero masculino.

QUOI: são pessoas que não sabem o que seria a atração, ou sabem mas não classificam em si mesmas. Essas pessoas normalmente não sabem se já sentiram atração sexual por não entenderem, não sabem diferenciar amizade e romance.

Bom aqui foram algumas dessas formas de você entender um pouco do universo LGBT. Claro que existem muitas outras classificações referentes à orientação sexual e identidade de gênero, mas não dá pra classificar todas elas em um post porque ficaria muito longo explicar tudo. Mas como a tag LGBT estará sempre presente aqui no blog eu vou tentar aos poucos tornar o mais informativo possível, e sempre que eu puder falar sobre algumas delas eu vou não se preocupem!

Esse post teve se iniciou através de uma conversa com uns amigos onde eu tive que esclarecer sobre cada uma dessas letrinhas. O legal disso tudo é saber que são pessoas que mesmo não chegando tão perto do entendimento, me ouviram e respeitaram. E o mais importante de tudo, foram eles que me perguntaram, ou seja, são pessoas que estavam atrás da informação, então obrigado por perguntarem, isso é bom isso é bonito. As vezes a gente acaba falando besteira justamente por não conhecer sobre determinado assunto, e em outros casos a falta de conhecimento preenchida por ódio e assuntos mal falados causam a tão triste linha de preconceito.

Eu não me importo quando me perguntam sobre a minha sexualidade, desde que eu entenda que não é algo por deboche ou fazer algum tipo de graça, eu estarei disposto a responder qualquer pergunta. Acredito e tenho certeza que ninguém nasce sabendo de nada, e qualquer que seja o conhecimento que a gente possa adquirir durante a vida é muito válido para nos tornar seres humanos ainda melhores, respeitosos e tolerantes. A vida está cheia de pontos horríveis que precisam ser repensados, o primeiro passo é através da informação. Se informe, pesquise, quem sabe você também não pode se tornar um simpatizante desse movimento tão lindo explicando tudo isso para os seus amigos? Vai ser show! ♥ A comunidade LGBTQIA+ agradece o respeito! ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

4 comentários:

  1. Ain, é um pouco confuso né?
    Mas como você disse informação nunca é demais.
    O importante é respeitar a todos e se feliz hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sempre, acima de tudo! E todo mundo fica feliz, essa é a grande certeza! ♥

      Excluir
  2. Seu post é útil demais! Como parte do movimento, tento informar através de desenhos, e nunca é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer que seja a forma de repassar informação sempre será útil, o objetivo é justamente que as pessoas tenham noção das nossas diferenças e aprendam a respeitar! Objetivo concluído, então está tudo certo! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.