20/01/2020

Esperar sempre o melhor das pessoas, é bom?


Esperar sempre o melhor das pessoas. Isso já é de mim, já faz parte de quem eu sou. Eu acho que isso tudo começou quando eu percebi que é horrível iniciar qualquer tipo de relação com o chamado "pé atrás". Eu acho que se for pra começar assim, melhor nem começar. Se você parar pra pensar vai entender o que estou falando. É normal pra você conhecer alguém e ficar sempre desconfiando o que aquela pessoa é capaz de fazer? Sei que não devemos confiar 100% em ninguém, até porque não sabemos o que se passa na mente dos outros, mas isso quando num estágio extremo, começa a corroer a relação que nem sequer tinha iniciado.

Esperar o melhor das pessoas pra mim é pensar que mesmo não conhecendo eu creio que aquela pessoa possa ser gentil, legal, amável, sincera... É acreditar no potencial que aquele ser humano tem de nos causar algo bom, de nos trazer felicidade. Só que muitas vezes isso se torna uma fraqueza nossa na visão de outras pessoas. Então esse nosso olhar positivo sobre os outros, passa a ser algo que eles possam tirar proveito, fingindo ser o que não são. E na realidade aquela ideia de uma pessoa legal se vai no mesmo segundo. Algumas pessoas até partem, vão embora mesmo, e que bom que vão né? Mas mesmo assim é motivo de frustração em nós mesmos, porque tudo o que a gente pensou que seria de bom, se tornou algo chato, desprezível e descarregável.

Leia também: Sobre pessoas intensas.

O ato de estar sempre otimista quanto às pessoas pode também fazer com que a gente goste tanto daquele ser que lhe atribua características que aos olhos de todo mundo não existe nada disso. A maneira mais fácil de você perceber isso, é quando alguém tenta te dizer que aquela pessoa não é uma boa escolha. A partir disso tenta pensar nas coisas positivas que essa pessoa te trás, e agora tenta pensar nas negativas. As negativas superaram? Se sim, é hora de rever um pouco as pessoas que você escolhe pra sua vida, às vezes o conteúdo que a gente enxerga não existe de nenhuma maneira, mas a gente atribui com receio de que aquilo realmente não seja verdadeiro por que a gente ama. Mas vamos começar a abrir o olho? Nem sempre a embalagem condiz realmente ao que se encontra no produto. Muitas vezes é fake news!

As expectativas tem um peso enorme nas coisas positivas que atribuímos as pessoas. Afinal de tanto pensar positivo, de tanto esperar sempre o melhor, a gente começa a idealizar esse melhor, a pensar que atitudes, pensamentos e ações também podem ser positivas. Mas logo a gente percebe que não é bem assim. Eu por exemplo já cansei de tentar sempre pensar que as pessoas podem ser boas e amáveis e falando sério, eu me decepciono bastante. A expectativa que eu crio nelas é automática, e quem acaba chateado?


Vamos lá, tarefinha de casa: não espere nada de ninguém, e não espere nada do dia de hoje. Deixe a vida rodar sozinha. As pessoas são imprevisíveis, e estão mudando constantemente assim como você. A diferença é que não estamos na mente delas pra saber quais serão suas decisões, então não cria expectativa de nada, assim você não é surpreendido com ações negativas. E também chega de acordar de manhã achando que o dia vai ser perfeito, a partir do momento que você pensa que vai ser tudo muito lindo você não relaxa e não deixa as coisas funcionarem normalmente como devem ser. Então a gente automaticamente fica na ansiedade de deixar tudo da melhor forma possível. Fica bem, fica tranquilo. Deixa o tempo passar, afinal você lutando ou não pra ficar bem ele vai passar mesmo. o segredo é aproveitar cada momento da melhor forma possível, ao final de tudo, a noite, aí sim você pode dizer se o dia foi perfeito ou não!

A gente sempre acha que o abraço que demos vai ser com o mesmo calor e a mesa intensidade devolvido. Que o bom noite vai vir recheado de "se cuida", "pensa em mim", "fica bem". E quando isso não acontece? A gente fica bem! - Mas como assim? - Se não é da mesma intensidade que você respeite, é o outro. A gente escolhe muito como as pessoas devem reagir para que a gente se sinta bem. E não é assim. Mas também não se culpe por esperar demais dos outros, é natural e não é culpa sua. O ideal é regular esse pensamento e reconhecer que nem tudo está sob o nosso domínio, ainda mais se tratando do pensamento alheio que tanto faz nos alegrar quanto entristecer. As pessoas não são iguais, nunca foram, e sua intensidade não é a mesma de ninguém!


Precisamos entender que devemos esperar mais de nós mesmo e não dos outros. Não temos como prever nenhum passo de quem a gente ama, mas os nossos nós temos, assim como também podemos decidir o que esperar ou não dessas pessoas. Mas também não precisa de cobrar por isso, quem espera o bem não está errado, está apenas crendo que todo mundo pode oferecer algo bom, até mesmo um desconhecido no meio da rua. E lembre-se: se te fez mal, não devolva na mesma moeda, não se iguale à outra pessoa, não é da sua natureza. Seja quem você é, e se for pra estar sempre otimista que você seja só tente não se machucar com tudo isso, saiba a hora de parar e perceber que esse pensamento está indo longe demais. Seja o que você tem de melhor e espere esse melhor apenas de você!

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

2 comentários:

  1. Que texto lindo Adeeh! Eu concordo que devemos sempre esperar o melhor da gente e não do próximo. Eu já quebrei tanto a cara que demoro pra confiar no melhor de outra pessoa, é complicado crescer e perceber o quanto frio a pode se tornar ):

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confiar é algo mais complicado, isso liga direto ao que você deseja pelo outro, isso vem mais de você do que os vacilos externos, mas é sempre bom ter um controle sobre tudo! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.