18/12/2019

Aprenda a deixar o passado no passado e viva o seu futuro


Esse ano a vida me fez perceber de uma forma não tão legal assim o quanto é necessário a gente deixar o passado no passado. O título do post soa meio bobo, mas eu queria que fosse exatamente com essas palavras, que de tão simples elas tenham um significado importante e rápido. Eu tive inúmeras chances de voltar e perceber meus erros à tempo, eu gosto de dizer que a vida me mostra antes coisas que podem me ferir para que eu fique atento a todas as situações. Mas nem sempre eu dou ouvidos e em alguns casos eu mesmo sou o causador de todo o meu estresse.

Eu estive em um relacionamento onde a pessoa em questão significava muito para mim, mas o ponto que me obrigou a voltar ao passado foi justamente alguém que me prende a ele. Sabe aquele momento que você nem concertou seu passado e quer dar início a um novo futuro só que a sua vida te cobra numa hora bem inesperada? Foi isso que me aconteceu, e a amada aqui escolheu o que? Exatamente, o passado. Entenda de uma vez por todas, aprenda a deixar o passado no passado e viva o seu futuro, do contrário a sua vida nunca vai sair do lugar, porque sempre que você tiver uma chance nova, existe também uma outra chance de te estagnar naquele local novamente.

Sua vida não precisa seguir um roteiro de começar, desenvolver e terminar pra depois você obter mais projetos futuros. Essa rotina em alguns casos até chega a cansar, mas o bom é você olhar pra tudo o que se está construindo e entender o que você pode e o que não pode naquele momento. E se for necessário deixar algo ou alguém de lado, deixe! Na vida nós temos que fazer escolhas, escolhas essas que mudam a nossa vida pra sempre ou não fazem diferença alguma, mas a tomada de decisão entre estar no seu presente e voltar ao passado pode mudar não só sua vida inteira, mas a sua essência também. Chegando a um ponto onde temos de escolher entre ir para frente e perder algo ou alguém.

O meu passado no caso me prende a alguém. Uma ser humano que me desconserta e faz com que a minha vida inteira se vire à favor de si. Isso é algo tão bobo de se escrever que só mostra o quanto a gente fica cego quando se gosta de alguém, pois eu acabei de escrever algo que me persegue a vida toda e mesmo assim tenho certeza que sabendo disso, a situação poderá voltar a acontecer. A partir daí é necessário a luta entre saber perder e saber acolher o que é essencial ou não.

Não tenha medo de dizer basta pra tudo aquilo que não te move, que te deixa sem foco e que rouba a tua atenção de você mesmo. O foco da sua vida tem que ser em você, a gente nunca deixa uma pedra dentro do sapato e só porque é bonita e caminha com ela dentro do sapato mesmo doendo. E porque na sua vida você se rende até por menos que isso? Dizer adeus a alguns pontos que ocorreram entre a gente nos mostra o quão forte nós estamos em relação aquilo, e nos dá uma nova chance a cada dia de ser uma pessoa melhor consigo mesmo. Dê uma nova chance toda vez que você encontrar aquela pessoa linda e perfeita quando se olha no espelho, exatamente, dê uma chance nova a você.

Leia também: um ensaio sobre o tempo.

Você já parou pra pensar que você é o único responsável pelo seu futuro? Aprender a deixar o passado e focar no seu futuro é saber que nada além de você mesmo tem o papel de protagonista na história real da sua vida. Onde qualquer que seja o passo à diante, a decisão tomada e qualquer aspecto de mudança tem que ser feito por você e para você. Quem vive a sua vida é você mesmo e a qualquer deslize que venha acontecer para que você volte a estaca zero tem de ser observado pelos seus olhos e contornado por você mesmo.

Mas não devemos nos sentir culpados diante das perdas que sofremos por muitas vezes escolher se dedicar às coisas do passado e não do futuro, porque na verdade é uma escolha "inconsciente", é algo que a gente não consegue ver sozinho, precisamos cair na real naquele momento mas não é fácil. Por isso eu mesmo não me culpo, perdemos oportunidades enormes por conta dessa prisão que seria o tempo? Sim! Mas precisamos entender que somos fracos e não a nada de mal em ser fraco na vida, isso só mostra que somos humanos e estamos a merce de qualquer impulso.

Na realidade eu não queria voltar ao passado nesse momento para tentar concertar tudo e escolher o futuro e fazer diferente, eu acho que seria egoísmo comigo mesmo, afinal eu sempre busco um aprendizado de tudo na vida e eu tenho certeza que se não tivesse passando por isso tudo eu não encontraria uma forma de explicar sobre esse assunto na internet. Eu até sei que minha escolha foi errada e sinto por isso, mas acho que serviu bastante pra eu poder observar minha vida com outros olhos. Pode voltar a acontecer? Claro que sim, mas o policiamento agora é mais forte. Ou seja, eu não seria capaz de me privar desse aprendizado nunca!


Creio que se prender ao passado muitas vezes é uma forma de proteção. Por mais que a gente sempre queira o novo, o novo nunca é da forma que achamos. Então essa incerteza nos faz retornar automaticamente ao que seria o local mais "confortável" de se viver já que temos um conhecimento anterior sobre aquilo. Sim é uma zona de conforto que se forma e que é tentadora no momento da dúvida, no momento em que a gente não se acha capaz de poder passar por tudo aquilo. A chance que damos muitas vezes pode mudar positivamente ou negativamente nossas vidas, ta aí mais um motivo para você não se martirizar por decisões erradas, afinal de contas estamos sempre preocupados com a aceitação de nós mesmos e isso é humano.

Se atende aos fatos, elabore o curso da sua vida. A qualquer momento algo ou alguém do passado pode te fazer recuar e até mesmo parar diante de qualquer posição que você se encontra. Tenha em mente que o que vem, seja de antes ou depois, venha para te fazer subir ou pra somar e subir junto com você. Se for para atrasar deixa de lado e corre com tuas pernas por tu mesmo. Aprenda a deixar o passado no passado e viva o seu futuro, volto a repetir, quem constrói o seu futuro é você mesmo, não tenha medo de dizer que não na hora certa. Lembre-se é por você!

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

6 comentários:

  1. Amei o texto, não devemos mesmo deixar que o passado domine o nosso futuro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, as vezes precisamos ter mais atenção a nós mesmos e às nossas futuras construções! Que bom que gostou! ♥

      Excluir
  2. "Aprenda a deixar o passado no passado e viva o seu futuro, do contrário a sua vida nunca vai sair do lugar, porque sempre que você tiver uma chance nova, existe também uma outra chance de te estagnar naquele local novamente." Nossa essa frase foi um tapa na minha cara hahaha, mas de forma positiva.
    Gostei muito desse texto, me identifiquei e veio de certa forma em um bom momento.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que tenha ajudado bastante, e menina tu acredita que as vezes eu fico CARA FUI EU QUE ESCREVI ISSO, eu fico surtando. Ai eu adoro tudo isso! ♥

      Excluir
  3. é isso aí, o passado serve para a gente aprender a não cometer novamente os mesmos erros. é preciso se livrar dele para dar espaço para o novo. espero que coisas novas e lindas aconteçam na sua vida. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a gente não deixar sempre voltaremos ao mesmo início, teremos que sempre recomeçar! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.