adeehmello

Oi seja bem-vindo(a), como se sente?

Dicas para se comunicar com eficiência


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter 

Comunicação. A palavra em si já é tão ampla que podemos sentir a sua amplitude apenas por pronunciar. Comunicação é atual vivemos em um mundo repleto de suas formas, acho que na realidade nunca vivemos sem algum tipo de comunicação, seja ela da forma mais boba e ao mesmo tempo mais forte, a fala, ou por um jeito mais contemporâneo, através da tecnologia. Se comunicar hoje em dia é algo essencial, é algo podemos dizer que automático. Até pra você ir numa padaria e comprar um pãozinho quentinho e fofinho, você precisar se comunicar pra isso.

A fala foi o ponto inicial de tudo, hoje em dia o propósito principal de tudo o que a gente usa para se comunicar é que a informação chegue ao maior número de pessoas possíveis. A internet então... é a melhor forma pra isso, um clique e o mundo inteiro pode ver a sua informação. A gente pode se comunicar através da fala, do corpo, da mente, de escrituras, desenhos etc... De uma forma mais atual, podemos trazer informação através das redes sociais - só não manda fake news - da televisão, rádio, aplicativos, áudios, imagens... Tudo o que você puder buscar uma forma de amplificar o ponto que você achou interessante e adoraria compartilhar com o mundo, é comunicação.

Só que existe a comunicação mais que especial, é a nossa base. É a comunicação pessoal, a qual vamos falar hoje. Ela é o ponto de partida para qualquer outra, é onde mantemos relacionamentos, mantemos nossa vida pessoal, profissional, educacional. hoje eu queria separar pra vocês umas dicas para melhorar a sua comunicação com o mundo. Todos nós temos formas diferentes de se comunicar, e alguns outros são bastante neutros quando o assunto é obter opinião sobre alguma coisa, hoje a gente vai saber como organizar isso tudo, como se comunicar com eficiência!

OBSERVE SEM JULGAR:
Seria o ponto mais que principal de todos eles? Para sem manter uma relação saudável é preciso você ter uma atenção a mais no quesito observação. É praticamente impossível não observar algo e colocar uma opinião, mesmo que apenas mental, sobre aquilo. Mas podemos fazer uma coisa que todo mundo tem capacidade pra isso, controlar. O controle do "eu acho" é essencial nessas horas, você não está ali pra mostrar o que pensa, você está ali pra observar, pra achar uma solução juntos. O achismo atrapalha bastante na interação social, se você acha, guarde pra você até ter uma hora propícia pra isso.

EXPRESSE SUA VULNERABILIDADE:
Lembra daquele post Sobre ser curto e direto? Onde que falei sobre você colocar pra fora que não se sente bem com alguém ou alguma coisa? Expressar sua vulnerabilidade também tem o mesmo sentido, só que nesse quesito você vai mostrar seus pensamentos com alguém que você esteja sempre seguro. Sabe aqueles momentos que uma pessoa compra algo que você gosta muito sem nem te perguntar? O famoso "me conhece tão bem", é exatamente isso, a intimidade no assunto gera um conhecimento bem maior sobre você e o outro, permita que outros te conheça! ♥

OFEREÇA SUA EMPATIA:
Empatia é o ouro do momento! Você já viu esse post? Lá eu explico com bastante detalhe como você pode pôr em prática essa ação tão bonita! Oferecer empatia é você estar disponível a ouvir o outro, lembre-se igual o primeiro item, sem julgar. Uma escuta empática é uma escuta espontânea, é onde alguém ouve com intuito de ajudar ou até mesmo de ser alguém apenas para que outro possa desabafar, desabafo muitas vezes ajuda mais do que a própria solução do problema. Ofereça sua empatia, esteja disposto a ouvir, e ao se comunicar, esteja disposto a ajudar. Pense como se fosse você!

PENSE ANTES DE OFERECER CONSELHOS:
Eu costumo dizer que eu retirei a palavra conselho do meu vocabulário, na psicologia a gente meio que ajuda o indivíduo a determinar, por ele mesmo, o seu próprio caminho. A gente não diz qual vai ser o melhor ou pior e nem se ele está certo ou errado. Partindo disso antes de qualquer conselho a ser dito devemos pensar em duas coisas antes, a primeira delas é tentar mostrar todos os lados da questão, como estamos falando de diálogos do nosso dia a dia, podemos sim mostrar as partes boas e ruins de uma situação. E a segunda é deixar que a pessoa faça suas escolhas, o que pode parecer loucura pra você, na vida de outro é a melhor decisão a se tomar naquela hora.

NÃO TOME AS MENSAGENS COMO PESSOAIS:
Eu tenho um defeito, eu não sei definir muito as coisas das quais eu estou falando, então meio que fica generalizado e algumas pessoas acabam tomando isso pra si e achando que eu também sou assim com elas. Exemplo: eu costumo muito dizer que as pessoas vem e vão na minha vida e eu sou o mesmo, então quem quiser entrar e sair dela fique à vontade, pois sempre estarei aqui. Para muitos isso soa como "eu não estou nem aí pra você, se quiser ir embora vá", entende o que eu estou querendo dizer? Na hora de uma discussão, lembre-se que o papo é aquele momento, saiba dividir o que é pra você e o que são para os outros. A comunicação as vezes pode fazer a gente pensar que estamos inclusos em cada palavra que o outro fala, mas é bom saber que aquele indivíduo tem sua vida, e não necessariamente ele está se referindo a você em 100% dos casos. Como identificar isso? É simples, ouvindo.

ESVAZIE A MENTE E OUÇA COM TODO O SEU SER:
Para um pouco e pensa: tudo o que falamos aqui se remete a falar e ouvir, porque essas são as ações principais para se manter uma comunicação. Precisamos falar, precisamos escutar, e ainda mais escutar com o coração. e você puder, pare e deixe tudo o que tem pra fazer para ouvir alguém, para saber como essa pessoa está, para saber se precisa de algo. E quando fizer isso apague o mundo ao seu redor, e foque apenas em ouvir. A gente acaba fazendo todos os pontos acima, deixando a empatia florescer, a ouvir mais, julgar menos, conhecer as fragilidades do outro e no final de tudo isso podemos ter a solução para vários pontos de nossa vida.

Com tudo isso a gente pode aprender uma coisa maravilhosa, o diálogo. A gente pode definir diálogo como um jogo de opiniões onde cada um pode descrever o seu ponto de vista para obter um pensamento em conjunto. Você já ouviu falar na Dialética? A dialética é a arte do diálogo é onde a gente pode obter vários pensamentos e transforma-los em novos argumentos, em novas linhas de pensamento. Ela se desenvolve assim, a dialética funciona a partir de 3 pontos, a tese, que é o que cada um vai falar, um tema central que podemos desenvolver naquele momento, a antítese, é onde a gente busca uma comunicação oposta aos pensamentos dos indivíduos, ou seja, você procura uma forma diferente do pensamento daquela pessoa, e por ultimo a síntese, que é nada mais que a junção dos dois pensamentos contrários sobre um mesmo assunto para obter uma nova observação sobre aquilo.

A dialética é usada por todo mundo a todo momento, claro, que algumas pessoas buscam isso de forma errada apenas para criticar, afundar e acabam se prejudicando sozinhas. O diálogo, a escuta, a fala e o entendimento fazem a base da comunicação. Não podemos perder essa maravilha que a vida nos deu, a tecnologia muitas vezes pode ajudar e atrapalhar quanto a isso, é só uma questão de ir buscar o assunto olho no olho, de mostrar com as próprias mãos, de ir em busca de novos pensamentos. Se comunicar bem é conhecer bem, tanto você quando quem está contigo! ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter


Comentários

  1. Oi Adeeh, tudo bem?
    Acho que o segredo é justamente o que você disse. Parar, e focar no que o outro está falando. Eu tenho a seguinte opinião: a maioria das pessoas que não conseguem ouvir, e se colocar em segundo plano ao menos um pouco, geralmente não conseguem ter uma conexão mais mais profunda com o outro. A comunicação é uma troca, do contrário seria apenas um monólogo, o que é basicamente o que acontece hoje em dia. As pessoas não se comunicam, apenas julgam conforme suas perspectivas, mas nunca para para ver a perspectiva do outro, como o outro enxerga o mundo, não há uma troca.
    Achei bem legal o que você escreveu sobre conselho. Geralmente eu dou apenas quando alguém pede, porque é algo tão subjetivo e vai muito de encontro com o que o outro sente ou dá conta de fazer, então o ideal é ele mesmo encontrar as soluções, conforme suas capacidades. Muito interessante essa sua postagem, me fez refletir até que ponto tenho de fato só parado, observado e escutado.
    A verdade é que eu acho que meio que ficamos egoístas de mais, no pior sentido possível da palavra, para as necessidades do outro. Sei que um pouco de egoísmo é até saudável em determinadas situações, mas sinto ás vezes que o EU sobrepõe e empatia e o se importar. Enfim, meu comentário já tá enorme kkkkk
    bjus,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOOOOOOORO COMENTÁRIOS ENORMES. É exatamente isso que eu queria passar, a gente não se coloca no lugar do outro e isso impede um diálogo que na maioria das vezes pode resolver 100% do nosso dia. Quanto aos conselhos é uma tecla que eu aperto bastante, temos visões diferentes e muitas decisões podem causar impactos bem profundos quanto não fazer diferença alguma pra alguém! ♥

      Excluir
  2. Eu, como comunicadora por profissão, posso dizer que todas as suas dicas são mesmo muito válidas, querido. Seja na vida profissional, seja na pessoal, viver é um eterno comunicar-se e quanto mais a gente se atenta para fazer isso da melhor maneira possível, melhor a gente vive.

    Pessoal, ouçam esse menino e vai mesmo ficar tudo bem. ♥

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa comentários assim me faz tão feliz! Uma comunicadora gente, ai que tudo! Obrigado meu bem e seja mais que bem vinda! ♥

      Excluir

Postar um comentário

SIGA POR E-MAIL