19/08/2019

O que é Psicologia?


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Eu queria começar esse post dizendo o que é Psicologia pra mim, pois essa visão vai muito além da profissional, acho que já virou sentimental. Psicologia pra mim é a profissão que escolhi não de boca, mente, ou achar legal/bonito. Foi escolhida com o coração. Sem dúvida alguma é que eu determinei pra minha vida e não deixo escapar mais. Nesse exato momento eu não me vejo exercer nenhuma outra, apenas a psicologia. E não foi só a escolha que fez virar uma paixão, a cada dia que passa no curso eu descubro muito mais coisas sobre a mente humana, eu descubro sobre mim também, me emociono, ajudo outras pessoas, a cada dia que passa essa paixão aumenta ainda mais! ♥

Mas você não tinha segunda opção? Tinha sim, aliás eu tinha 3 opções, certeza é que eu tinha que ser da área de saúde. Eu comecei a minha vida na área de tecnologia, isso mesmo, mexendo em computador. Com o tempo fui me encantando com a área do cuidar, do amor, empatia com os outros, a saúde entrou na minha vida e eu tinha um total de 3 opções pra escolher: a primeira delas é claro foi a Psicologia, na qual estudo atualmente, a segunda seria enfermagem, porque eu queria algo mais próximo das pessoas, um contato olho no olho e a última seria uma que não tem uma forte ligação com a área de saúde, mas é ciências humanas então tem tudo a ver pra criação de seres humanos, é Filosofia. É meio estranho isso tudo, mas a psicologia venceu, ainda bem, e eu estou mais do que satisfeito, eu estou realizado!

Esses dias eu fui buscar umas opiniões entre amigos em relação ao curso, com pessoas que fazem o curso comigo, outros que não fazem, mas simpatizam e aqueles que não dão muita bola. Eu tive uma série de falas diferentes, algumas até profundas e outras até secas e rápidas do tipo "é pura besteira". Em relação à isso tudo o destino me trouxe no decorrer dos dias uma imagem aleatória espalhada pela internet onde dizia várias coisas das quais não se classificam como psicologia e ao final uma breve explicação do que seria. Resolvi falar sobre o assunto, ainda mais porque existe essa categoria aqui no blog então nada mais certo que dar uma breve introdução sobre o assunto pra deixar guardado por aqui.


O QUE NÃO É PSICOLOGIA?

CONVERSA DE AMIGO:
A primeira delas e a mais famosa, amigo não é psicólogo. Primeiro motivo é que se você é psicólogo, você não pode ajudar de forma alguma um amigo seu profissionalmente. A escuta profissional de um psicólogo não pode conter nenhum grau de afetividade entre o psicólogo e o paciente. Então NÃO TEM COMO, um amigo ser o seu psicólogo. Além do mais o máximo que essas conversas entre amigos pode te proporcionar são alguns conselhos, e é outro ponto, psicólogo não está aí pra dar conselhos. Repito é uma escuta profissional!

COACH:
Ai, eu não sei se é assim em todos os cursos de psicologia, mas pelo menos lá na faculdade a gente tem uma "mini raivinha" de quem é coach e usa a psicologia pra isso. Gente, objetivo pessoal ou profissional não é trabalho da psicologia, psicologia não tem nenhuma relação com coaching. A gente não resolve sua vida em 5 seções, não fazemos você se descobrir em 5 passos, não fazemos nada disso. É a sua saúde mental que está em jogo, volto a repetir é uma escuta profissional!

LIVRO DE AUTOAJUDA:
Ajuda? Ajuda sim, não é a toa que se chama autoajuda. Mas livros de autoajuda servem para você praticar com você mesmo, na sua vida, são conselhos e habilidades que você pode desenvolver no seu dia a dia, não tem nada a ver com psicologia. O profissional psicólogo não vai te dizer "tome uma xícara de café toda segunda-feira pra começar a semana mais leve" nunca! Eu amo livros de autoajuda, mas eu sei separar perfeitamente os assuntos, não é a toa que eles existem aqui no blog, autoajuda e psicologia, porque são coisas totalmente diferentes umas das outras.

CARTOMANTE / ASTRÓLOGO / TARÓLOGO:
Primeira coisa: não trazemos o seu amor em 4 dias ok? Eu não preciso nem falar que isso NÃO TEM NADA A VER com psicologia não é mesmo? Olha só, a gente não prevê teu futuro, a gente não amarra casamento, saturno não tem nada a ver com a tua ansiedade. Então por favor, não busque uma escuta profissional psicológica através dessas áreas, para alguns isso é profissão para outros pode ser uma forma de arrancar dinheiro das pessoas, charlatanismo. A psicologia agradece!

O QUE É PSICOLOGIA?

Quando se trata de saber o que é psicologia precisamos entender o porque ela surgiu. A psicologia existe para através dela a gente saber como funciona a subjetividade humana, basicamente ela existe pela relação da subjetividade e o homem (no geral). Compreender como ele pensa, reage, funciona, se comporta, se desenvolve como ser humano é o trabalho da Psicologia. A partir disso se desenvolve toda uma profissão ligada ao entendimento do indivíduo por fora, onde buscamos que esse indivíduo se entenda por dentro e através dessa escuta profissional ele consiga se descobrir, se encontrar e buscar as melhores soluções para a sua vida.


Psicologia é algo sério, você mexe com a saúde do ser humano, você mexe com a mente daquele indivíduo que está fragilizado. Precisa ter atenção, precisa de tempo, paciência e em alguns casos quando a terapia encontra coisas mais sérias precisa de uma ajudinha da justiça sim. É muito importante você ter isso em mente, psicologia não é brincadeira, você que faz terapia busque a pessoa certa, se tiver a chance busque como funciona uma psicoterapia, busque seu profissional certo, e se mesmo assim buscando toda a verdade você sentir que aquela pessoa está fazendo algo errado, saia e denuncie. Existe o Conselho Federal de Psicologia que está pronto pra te ajudar em casos como este, o psicólogo de infringe alguma regra tem sua carteira invalidada automaticamente! Olhos abertos.

PSICOLOGIA NÃO É MODA, É CIÊNCIA E PROFISSÃO!

Eu costumo dizer que eu defendo a psicologia com todas as minhas forças. Porque é uma profissão tão criticada, mas tão criticada que tem muita gente que pensa em fazer e desiste antes por conta das críticas. Aqui em casa por exemplo: boa parte da minha família nem sabe o que é uma terapia, minha mãe não apoiou e nem apoia a escolha do meu curso e acho que só quem realmente me dá algum crédito e me motiva além de mim mesmo, é a minha irmã, hehe!

Sabe aquilo de: "psicologia não dá dinheiro" , "só vai ficar conversando" , "gastar dinheiro pra ficar batendo papo?" Essas coisinhas é que fazem da nossa profissão na visão de muitos algo bobo. Psicologia é ciência, ciência essa que ajudou, ajuda e ajudará muitas pessoas pelo mundo. É a ciência e profissão que atualmente está dando um salto, e futuramente será a mais procurada por todos. O nosso mundo anda com a mente doente, com a mente cansada, precisamos nos fortificar mentalmente, e pra isso um psicólogo que hoje é criticado, pode ser a salvação da vida de muitos!

Ainda bem que eu tenho um controle mental bem grande em relação a isso, hoje em dia eu nem ligo tanto para essas críticas, tento ajudar claro, falando que não é bem assim e até se a pessoa permitir eu posso mostrar que o papo é sério, que é a sua saúde que está em jogo. Mas antes eu até já chorei por conta desses pensamentos negativos. Cansei de ouvir que psicologia não dá dinheiro, gente qualquer profissão você pode se manter hoje em dia, e outra eu não faço psicologia por dinheiro, uma prova disso: a primeira coisa que eu quero pra minha vida após me tornar um psicólogo é trabalhar VOLUNTARIAMENTE em algum local ajudando psicologicamente alguma comunidade. É meta! ♥

Gente, psicologia é a compreensão sobre você quando você mesmo não se compreende. É a revelação do que você é, do que você se tornou. É a ajuda nas horas em que você não aguenta a própria mente, não aguenta seus próprios pensamentos. Psicologia é da área de saúde não a toa, é pra você cuidar da sua mente, é pra você cuidar dos seus pensamentos. Não é pra louco, doido, insano. É pra todo mundo, é pra geral mesmo, se metade do planeta fizesse terapia, o mundo não seria o caos que se encontra hoje. Psicologia você se compreende, você estuda, você ajuda. Psicologia você é humano, você encontra outro humano que ajuda a organizar sua cabecinha, e eu vou te dizer com toda a certeza algo que descobri depois que comecei meu curso: a nossa mente é algo muito maior do que podemos imaginar, ela é interessantíssima, e muda a vida da gente completamente, cuide dela! ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

8 comentários:

  1. Acho que o preconceito que envolve a psicologia está muito relacionado a falta de informação, além do fato de que esses profissionais em grande parte das vezes não são levados a sério, porque pra algumas pessoas as doenças psicológicas e mentais (nem sei se esse é o termo certo, desculpa se não for) não são levadas a sério. Há cerca de 3 anos minha mãe teve uma crise de ansiedade que culminou em uma depressão. Aquilo foi assustador pra mim, pois nunca ninguém na minha família havia sido diagnosticado, e foi justamente nesse momento que eu percebi a importância de um bom psicólogo e o quanto fazer terapia é algo que realmente cura, independente da crença que se tenha. Espero que você continue firme, e mesmo sendo um pouco dolorido não receber apoio das pessoas cujo o apoio tem importância, espero que eles vejam o quão realizado você vai ser na sua profissão e o bem que você vai proporcionar ao próximo. Isso dinheiro nenhum paga.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os benefícios de uma boa terapia com um profissional maravilhoso são extremos, além de ser uma maravilha naquele momento são benefícios pra vida inteira. Cuide sempre da sua mãe e pesquise muito sobre o assunto também. As vezes pensamos que são doenças físicas, ou apenas dores bobas, quando vai perceber é sua mente pedindo socorro. Muito obrigado pelo apoio, isso vale muito pra mim e nessa minha caminhada, pretendo fazer o meu melhor! ♥

      Excluir
  2. Acho que Psicologia combina muito contigo, de verdade.
    Só desejo sucesso.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu bem, obrigado ainda mais pelo apoio! ♥

      Excluir
  3. Que artigo excelente, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Vale Sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, seja bem vinda e espero que goste mais e mais! ♥

      Excluir
  4. Amei tanto esse post, não tenho dúvida de que você será uma profissional extraordinária!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu bem e que maravilha que você gostou! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.