09/08/2019

Como organizei vida pessoal, obrigações e o blog?


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter 

Esse post começou a ser produzido exatamente quando eu tive a certeza de que a minha vida estava bem encaminhada. Não digo perfeitamente calibrada e organizada porque seria demais, mas até agora o pouco que usei pra organizar tudo está dando muito certo. E o melhor de tudo é que a própria forma de organizar não dá trabalho. No começou ficou meio complicado pensar em todos os apetrechos que usei pra me libertar da bagunça, mas hoje já fica tudo no seu devido lugar, já sei me organizar automaticamente, e fica tudo bem mais natural! ♥

A minha vida estava bastante bagunçada, no começo do ano então foi que a bagunça piorou. Entrou a faculdade na minha vida - para a nossa alegria - o que fez a minha rotina ficar de cabeça para baixo. Tive que me adaptar a essa realidade de maneira rápida e sem organização alguma. Hoje eu consigo respirar e dizer que segunda-feira quando as aulas voltarem eu vou estar preparado. Me organizei de uma forma até simples, porque quero pegar todo e qualquer tempo que eu tiver para investir na faculdade e atualização do blog. Então eu decidi colocar isso tudo no papel e fiz um infográfico aqui pra vocês visualizarem melhor os 5 passos que eu reservei para organizar minha life e o blog também!


1. OBSERVE SEMPRE O TEMPO GASTO: essa questão é bem simples, você vai tirar um dia e monitorar o tempo exato que você gasta pra organizar determinada coisa em sua vida. Pode ser da forma mais boba do mundo mesmo, colocando o celular pra cronometrar o tempo gasto. Mas separe o tempo de cada coisa feita por você em um dia e organize tudo!

2. PRIORIZAR E CATEGORIZAR: neste ponto você vai dividir essas obrigações entre a sua vida, seu blog e lazer. Quando você categorizar tudinho você coloca em prioridade as coisas mais importantes. Peço para que não misture as coisas, você priorize cada categoria separadamente, mas faça o trabalho delas separadamente também. Nada de priorizar tudo e sair pulando de um para o outro!

3. FERRAMENTA ADICIONAL: usando a tecnologia eu dei o exemplo do Trello - clique aqui - nele você pode organizar as coisas que você tem pra fazer, colocando à seu gosto, seja colocando por categoria, numeração, etc... Do jeito que você quiser, e vale lembrar que você pode colocar data e hora para cada coisa a ser produzida, sinalizar as que não são feitas, estão em andamento e as concluídas. Inclusive baixando o aplicativo para celular você pode receber notificação sobre as categorias a serem feitas. Fica a dica!


4. ANOTE SEMPRE: não preciso falar mais nada não é mesmo? Anote, anote e eu já falei anote? Por favor, as ideias passam, as coisas nem sempre ficam na mente o dia inteiro e você pode acabar perdendo uma boa oportunidade de fazer um conteúdo maravilhoso e não compartilhar nada com o mundo por conta do esquecimento. Anote! Se vocês pudessem ver o meu bloco de notas do computador e do celular, iam dizer que eu pareço um louco por postagens novas!

5. O DIA CORRE JUNTO COM VOCÊ: essa ultima eu acho que é meio pessoal e você separa como quiser, eu separei manhã para os afazeres de casa, a tarde pra eu descansar, ler e jogar um lolzinho - prometo falar do game aqui no blog algum dia - e a noite eu separei pro blog e as redes sociais porque é onde eu tenho tempo para pôr em prática as ideias e escrever muito melhor. Mas vai de cada um, se preferir trocar a ordem coloque-as do jeito que ficar melhor pra você!

Não se assuste, sei que parece muita coisa pra lembrar, mas na prática fica muito melhor. Vocês acreditam que eu cheguei ao ponto de entrar nas férias sem ter hora pra acordar, ficava mexendo na internet com vários objetivos diferentes, o blog, as redes sociais, amigos... Quem escreve na internet sabe do que eu estou falando. Depois que eu aprendi a separar as coisinhas do meu dia a dia tudo ficou melhor, hoje eu tenho tempo até pra parar, olhar pro teto e só respirar, mais nada! ♥

PONTOS DE OBSERVAÇÃO

Tudo tem o seus prós e contras não é mesmo? Então, sobre a organização também temos que ficar atentos à uns pontos que podem atrapalhar ou não o andamento da nossa organização, até porque o sentido de tudo isso é ORGANIZAR e não atrapalhar, certo? Então vamos lá!

• Se não deu certo essa organização, pare já! Eu achei legal compartilhar o modo como eu organizei a minha rotina com vocês, mas é de pessoa para pessoa, não é porque deu certo comigo que vai acontecer do mesmo jeito com você. Teste, e se der certo você pode até incrementar mais o bolo, hehe. Caso contrário não seja uma experiência, pare já porque só vai te atrapalhar ainda mais, sem contar na perda de tempo total!


• Se surgir algo novo, torne-o prioridade apenas quando levar em conta seu grau de importância. Ou seja, sua rotina pode estar perfeita, se entrar mais um item nela, deixe de lado por um tempo até você avaliar onde aquilo pode se encaixar e em que horário, depois disso avalie a sua intensidade e se merece tanta atenção assim. Caso contrário não mexa na rotina que você lutou para organizar, ela pode estar perfeita e ser quebrada em segundos!

• Independente de qualquer coisa o espaço "EU" deve ser mantido. Como eu sempre digo minha sanidade mental é o principal. Não adianta você querer organizar tudo se a sua mente está um caos, descanse, arrume um tempo pra você. Antes mesmo de organizar a vida deixe um tempo seu em uma caixinha guardado e abra imediatamente começar a organizar. Garanta o seu tempo!

• Se não deu certo agora, sempre tem o depois. Calma! E se surgir coisas inesperadas, não tenha medo algum de cortar algo da sua lista de coisas do dia a dia. Lembra da filinha de prioridades? Exatamente isso, se não está dando certo tal coisa em tal horário, corte, mas corte sem pena e arruma qualquer horário diferente para aquilo. Um deslize e uma peça pode acabar com toda a sua rotina criada, adeus organização!

Como eu falei não digo que a minha vida ficou as mil maravilhas, mas posso dizer que está muito melhor que antes. Organize você também, e você vai ver o seu tempo funcionar direitinho. Uma pergunta, vocês gostam de posts assim com infográfico? Fica bem organizado não é? ♥


4 comentários:

  1. Oi Adeeh, tudo bem?
    Nossa eu passei por algo parecido sabe? Mas o meu gatilho foi o livro 'O milagre da manhã", que me ajudou a perceber algumas coisas e a realmente querer me organizar de uma forma possível. Antes eu planejava toda a minha organização, mas era algo tão impossível que dois dias depois tudo aquilo que planejei ia por água a baixo.
    Priorizar as coisas e saber quanto tempo cada coisa leva é realmente importante e tenho colocado isso em prática. E anotar qualquer ideia é indispensável, porque sou tão avoada que depois de um minuto esqueço rsrsrs.
    Amei sua postagem e amo infográficos.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica do livro, vou dar uma procurada sobre ele depois. Ah! E sobre manter a organização é realmente uma luta, porque você pode adquirir um certo esquecimento entre manter a situação controlada e como controla-la. Que bom que gostou! ♥

      Excluir
  2. Adorei esse infográfico Adeeh. Todos os pontos são importantes, e como você comentou, o mais importante é a nossa saúde mental. Precisamos ponderar tudo pra que a organização seja benéfica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, tem toda uma observação especial sobre você mesmo, fique atento ás reações do seu corpo e saiba a hora de acalmar, respirar, de ter tempo pra você! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.