15/08/2019

Como criar o hábito da leitura?


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter 

101 Ensaios que vão mudar a sua maneira de pensar - Brianna Wiest
Foto by: Thought Catalog

Vou te fazer uma pergunta: quantos livros você já leu na vida? Muita gente pode responder exato o número, outros já até perderam a conta, e alguns vão dizer que não sabem porque na verdade nem lembram se conseguiram chegar até o fim de um livro. O fato é que leitura não deve ser algo forçado, nunca! Pelo contrário, você pode criar um amor por ela e a partir disso ir buscando mais e mais, ou até por questões que a vida te oferece você pode criar um hábito sobre isso.

Eu sempre gostei de ler, já comprava livros desde pequeno, hoje eu nem consigo mais ler os livros que compro, tenho até uns ali pra ler que nem sequer eu consigo pensar em um tempo pra ler devido às leituras da faculdade. Na verdade eu nem me importo, até gosto. Além de estar sendo um tempo gasto e bem proveitoso, eu adquiro conhecimento na minha área. E por conta desse amor todo pelos livros e lógico a psicologia ser um oceano de leituras, não foi tão difícil pra mim . Tem muita gente que você é obrigado a pensar "fulano quer fazer psicologia, mas não gosta de ler?". Porquê assim, o curso 90% dele é apenas leitura, pura leitura, então se você não tem nenhuma paciência, é melhor ter!

Ou seja, juntou basicamente o útil ao agradável, a minha paixão por leitura e o meu curso favorito. Sinto falta de ler meus livros loucos da vida? Sim, mas as leituras da faculdade juntam tantas coisas legais que eu nem sinto a ponto de perder a cabeça. Ficou meio que um entrelace das coisas e hoje acho que não vivo mais sem as leituras diárias sobre a Psicologia. Hoje eu vou ajudar aquelas pessoas que pensam em leitura e já dormem, hehe! Isso mesmo, hoje vou dar umas dicas de como você pode criar um dos hábitos mais incríveis do mundo, a leitura! ♥

1. EVOLUA AOS POUCOS: Quando eu comecei eu não entendi direito minha forma de parar e relaxar um pouco, então eu sempre acabava com dor de cabeça de tanto ler - isso quando eu era menor - então aos poucos eu fui entendendo o que era preciso pra eu aproveitar o que estou lendo e não ter malefícios em relação a isso. Prestei atenção em quantas páginas eu leio, deu pouco mais de 30, era uma criança bem agitada por sinal e que odiava ficar parado. Com o passar do tempo eu fui aumentando aos poucos o número de páginas e hoje eu consigo ler numa boa, em um dia bem leve, e sem interrupções umas 130 páginas - pouco para algumas pessoas. Se ajuste e veja o quanto você consegue, a partir daí evolua sempre!


2. TEMPO SOBRANDO? Hoje eu realmente tenho que fazer isso. Com a correria do dia a dia, eu preciso separar o tempo que eu estou livre para ler todos os dias, se eu puder ter pelo menos umas 3 horas livres todo dia, eu posso ter por semana 21 horas vagas para leitura. É simples, observe seu tempo e o quanto você pode encaixar no quesito leitura, some as horas que você obter por toda a semana e você vai ter um total de horas que você pode investir na leitura durante a semana para que não fique pesado pra você e nem te atrapalhe na hora de fazer outras coisas.

3. APENAS O QUE GOSTO: Começo sempre é ruim, de tudo eu acho! Mas na leitura pra quem quer começar a criar esse hábito não vai ser diferente, apesar de que com essa dica pode ficar um pouco mais fácil. Leia apenas o que você gosta, mais nada! Se ainda está no começo, pegue livros que falam sobre coisas que você gosta, se gosta de fantasia, pegue um livro de fantasia para ler. Busque sempre o seu gosto naquele momento, fuja das coisas que não estão no seu cotidiano, no seu interesse para evitar a frustração. Com o passar do tempo você pode escolher novos caminhos, agora por enquanto escolha apenas á seu gosto e evite decepções.

4. UMA BREVE EXTENSÃO: Escolha livros com extensões sobre aquilo ou que tenham adaptações para a TV ou cinema. Existem inúmeros livros que você pode observar ser assim, quando se cria uma leitura para as telonas, quem está assistindo pode se sentir muito melhor, escolha filmes que tenham passado por essa transformação. Esse é um método laboratorial muito interessante, cuidado apenas para não acabar buscando spoiler em ambas as partes!


Uma ultima observação: isso agora foi retirado de convivência minha. Normalmente estamos acostumados á ir apara a cama com qualquer tipo de objeto, seja o celular, notebook, tablet, etc... E quando vamos com livros não é muito diferente, temos que observar uns cuidados na hora de ler para não ficar chato, demorado e em muitos casos sonolentos:

A sua posição é o principal, fique em uma delas, a seu gosto, mas de forma que você se concentre total na leitura e que nada a seu redor possa retirar a sua atenção do livro. Não durma com o livro. Teve preguiça de levantar depois de ler, ficou muito cansado? Compra uma mesinha de cabeceira e coloca perto da cama, vai servir de apoio para ele a noite inteira e você não corre o risco de amassar ele por inteiro e estraga-lo.

A leitura quando não é despertada ela pode ser aprendida de uma forma muito mais agradável, onde você pode buscar maneiras bem legais de se adaptar aquilo e acabar de vez que isso é cansativo etc. Leitura abre novos caminhos, um livro de fantasia, terror, amor, amizade, tem o mesmo papel que um de filosofia, geografia, neuroanatomia, não importa. O que interessa é o que você pode inferir daquilo tudo, o que você consegue mostrar para o mundo que desenvolveu aquele hábito. Se você manter uma disciplina quanto ás regras acima você vai se sair perfeitamente bem.

E aí, qual sua dica para quem quer ler mais e mais e mais? Conta pra mim! ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

8 comentários:

  1. Que maravilhosidade! Amei as dicas! Estou precisando retomar meus hábitos e acabo sempre recorrendo a uma série, mas sabemos que é bem diferente de parar e imaginar os detalhes como na leitura. Obrigada por tantas entrelinhas.

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se perdeu no decorrer da vida e quer voltar ao hábito da leitura? Volte! O quanto antes, bate saudade e você pode curar isso! ♥

      Excluir
  2. Essas dicas <3
    A maioria estranha quando falo que leio de 5 a 6 livros por mês (e olha que existem pessoas que conseguem ler mais). Mas é justamente por isso, por criar esse hábito. Ler quando surge uma pausa, carregar sempre um livro comigo, tudo no meu tempo e no meu ritmo.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninaaaaaaaaa, eu era assim visse? Ai eu adorava ter tempo desse jeito, eu não tenho nem pra respirar, e agora na faculdade além de estudar o curso, vou fazer pesquisa. Ou seja, o tempo que resta, também ja era! Mas a gente segue ne kkkkkk'

      Excluir
  3. Muitooo legal suas dicas, esse post é pra mim hehe <3
    Eu infelizmente não tenho o hábito da leitura, nunca fui acostumada a ler e hoje em dia confesso que é bem mais difícil, porque trabalho, estudo, vida social, descanso... é raro ter tempo pra ler algo.
    Mas confesso que das vezes que peguei um livro de um assunto que me interessa eu sempre me envolvo muito e adoro!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente se identifica com um post é maravilhoso não é mesmo? Eu também tenho essa rotina agitada, bem agitada. As vezes só paro pra respirar no finalzinho do domingo, isso se não tiver prova no outro dia, se tiver nem descanso. ♥

      Excluir
  4. ah, eu amei as dicas
    acho que e bem isso, indo aos poucos, entendendo o estilo de leitura que agrada e ir apostando nisso... também acho que ler resenhas na internet ajuda muito, porque a gente fica interessado na leitura.

    eu amo ler!

    beijos
    Blog Modelando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, quando você começa lendo coisas que gosta, acaba criando um amor e de uma forma bem rápida! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.