01/08/2019

Amor-próprio é defesa pessoal?


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Primeiramente, eu espero que você tenha lido a imagem acima e logo após esse post, escreva ela no story do seu instagram o quanto antes. Amor-próprio, são duas palavrinhas que eu ouço e leio ultimamente em grande proporção. E sim, é uma das coisas que todo ser humano deveria provar, um pouco de amor à si mesmo. Ter um amor por si mesmo é você reconhecer o que você é, lutar pra chegar no objetivo de ser humano que você determinou olhando no espelho e amar todo seu trajeto, quedas e vitórias, além é claro desse amor transbordar esteticamente falando em relação ao que você visualiza nesse espelho, ou seja, ame o que você construiu como pessoa e ame ainda mais a pessoa que construiu tudo isso, você!

Sabe aqueles comentários chatos do tipo "ela sorri demais, por dentro é bem triste" ou "faz as pessoas rirem, mas leva uma vida bem amargurada". Dispense cada comentário desse, aliás vamos colocar uma coisa aqui em pratos limpos? Ninguém sabe da vida de ninguém, a não ser que você seja a alma dessa pessoa e viva intensamente cada minutinho da vida dela em seu corpo, ponto final. Amor-próprio só é defesa pessoal quando você não se identifica com aquilo. Quando aquela felicidade incomoda. A sua felicidade incomoda sabia? Sim! Incomoda porque nem todo mundo é feliz consigo mesmo, sabe aquele pouco que alguns tem e que mesmo assim dão um sorriso deslumbrante, é disso que eu estou falando, você saber ser feliz em todas as ocasiões de sua vida, e não é todo mundo que sabe ser assim.

Mas porque as pessoas não conseguem chegar à esse nível de "satisfação pessoal"? Porque simplesmente elas não estão nesse estágio, elas ainda não tiveram ou não se policiaram quanto ao se interrogar diante das coisas positivas e negativas de si mesmo e amar cada parte disso. É exatamente por isso que existe gente com comentários feitos os acima, porque o objetivo de todo mundo é ser feliz, estar feliz, mas acima de tudo ter essa satisfação pessoal e saber se amar. O primeiro passo para esse amor por si mesmo dar sinal de que tem uma chance de se proliferar é você ser menos exigente quanto aos seus objetivos. Não crie expectativas em si mesmo, se você não se conhece por completo, não sabe seus limites, não crie expectativas! Elas podem ser o início do seu fracasso sentimental. Expectativas geram orgulho ou decepção, não se teste, se você não sabe seu nível real, não faça de você uma experiência de laboratório amorosa.


Amar a si mesmo é saber suas qualidades, seus defeitos e se amar por todas as formas e lados. A defesa pessoal que buscam como justificativa para o amor-próprio é baseada no quesito "se eu estou insatisfeito, posso idealizar isso em mim mesmo". Isso por um lado funciona até de modo positivo, se você pensa positivo sobre algo, logo aquilo tende a sair da melhor forma possível. Amor-próprio não é justificativa para pontos negativos, se eu estou feliz não é que eu queira estar feliz pois por dentro estou chorando, não, eu estou feliz sim e acompanhe minha felicidade quem quiser e puder. A partir do momento que você toma seus pontos positivos como algo a ser repetido, seus pontos negativos como aprendizado e sua aparência, jeito e opinião como características que fazem de você um ser único, é hora de dizer que você está se amando.


Mas também não precisa julgar as pessoas que pensam assim. Pelo contrário. Se elas não conseguem chegar ao ponto único de saber total seu potencial, nós que estamos vendo tudo isso podemos com toda certeza chegar e apontar tudo o que ela pode observar nela mesma. NÃO POUPE ELOGIOS! Eu sou uma pessoa que se houver a oportunidade de elogiar alguém por qualquer motivo que seja eu vou, tenha certeza disso. As pessoas que ainda não chegaram no nível de se amar intensamente precisam de ajuda, mostre a elas o quão incrível elas são.

Através do autoconhecimento você consegue chegar a isso tudo. Amor-próprio é algo que todos conseguimos ter, basta reconhecer nossos limites, nossas forças, fraquezas, belezas, opiniões, pensamentos. Nunca será algo impossível, enquanto o elogio exterior existir, o amor-próprio sempre será a qualidade interna que deve ser construída diariamente. Não é fácil, todos nós sabemos, mas é necessário pra você viver bem consigo mesmo, pra você se cuidar diante de alguns casos, para a sua sobrevivência. Amor-próprio não é você se achar, é autossatisfação, é satisfação pessoal, é objetivo pessoal concluído. Busque ser feliz com quem você é! ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

6 comentários:

  1. Vish amor próprio é uma grande questão na minha vida...
    Infelizmente eu sou essa pessoa que tem grande dificuldade em enxergar minhas próprias qualidades, valorizar minha tratória e tudo mais.
    É um exercício diário tentar melhorar isso, mas aos pouquinhos vamos evoluindo e um dia chegamos lá hehe!
    Ah, estou te seguindo também! <3

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se isso é uma dificuldade não é mais. Você pode conversar comigo quando quiser e puder, e mesmo assim não se preocupe isso é com o tempo, uma hora você consegue ver a pessoa maravilhosa que você é! ♥

      Excluir
  2. "o amor-próprio sempre será a qualidade interna que deve ser construída diariamente"
    Que texto lindo!!! Eu confesso que me amar nunca foi algo fácil, e infelizmente as influencias externas geralmente não me ajudavam. Mas, se nós mesmos não começarmos, nunca vamos realmente atingir o amor próprio, pois é algo que apenas nós mesmos vamos poder exercitar. Por isso, hoje tento exercitar esse amor diariamente. Não é mágica, e não é algo que vai acontecer da noite pro dia. Como você disse é um exercício, e é justamente quando realmente começamos a nos conhecer é que vamos amando cada detalhe, até mesmo aquilo que achamos ser um ponto fraco.
    abraços.
    Ava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos a gente vai aprendendo a se amar mais, é um processo na verdade de autoaceitação! Mas que quando é concluído é muito bom! ♥

      Excluir
  3. Amor próprio é construção diária, um processo pelo qual passaremos diversas vezes. Sempre tenho altos e baixos nesse quesito, há dias em que me sinto bonita, me sinto feliz com a pessoa que estou me tornando, e tem dias que nada faz sentido, aquele caos interno de não ser bom o suficiente pra nada. Mas tudo é questão de evolução, e é ótimo receber elogios e aos poucos tenho aprendido também a elogiar os outros, porque as vezes tenho vergonha, mas todo mundo merece um tanto de carinho diário, né?

    Meu blog, se quiser me visitar:
    www.blogoxitocina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu falei acima NÃO POUPE ELOGIOS, isso ajuda muito tanto no seu crescimento pessoal quando no social. A gente adquire o hábito e acaba virando automático! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.