05/08/2019

A estranheza de um homem e o seu livro


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Sabe quando você está passando normalmente o seu dia e se depara com algo que te impressiona? Bom, foi o que me aconteceu. E você pode até pensar que isso é super normal, pois estamos "tentando" fazer com que seja, mas no geral não é assim que funciona. Eu sou uma pessoa que a maioria das vezes que você me ver na rua eu estarei lendo, seja um livro mesmo, seja um livro pelo celular, mas uma coisa que eu nunca fiz foi pensar o que as pessoas observam em mim enquanto leio e me desligo do mundo. Talvez nada, talvez tudo. Mas eu me deparei com uma cena que me deixou intrigado não pela cena em si, mas pela sensação que ela me causou. Eu avistei um homem lendo. Exatamente, e agora você vai pensar que esse post é uma bobagem, mas não, não é. Quantos homens você vê tocando as páginas de um livro no seu dia a dia?

É uma sensação bonita e ao mesmo tempo estranha. Bonita porque você pensa, olha só, mais um ser humano entrando em um mundo só seu, observando o mundo com outros olhos e adquirindo informações que durarão a vida inteira com ele. Estranha porque a própria estranheza da situação já é  algo de se ter surpresa. O fato é que eu me impressionei porque não vemos muitos homens por aí lendo. Somos criados numa sociedade que define um rótulo bem ridículo de que leitura é algo feminino, a masculinidade está na força e não no intelecto. Aquela cena daquele homem lendo foi a prova de que você pode ter força, e mesmo assim proporcionar uma cena de delicadeza pura!

Esse pensamento preconceituoso é construído de forma silenciosa. Atualmente no Brasil mais da metade da população que lê são mulheres, adolescentes ou crianças. Desse percentual de adolescentes, aos adultos homens isso cai drasticamente. É aquilo de: eu não tenho tempo, não tenho paciência, ou até o preconceito chegando ao extremo de coisas como leitura não é coisa de homem. Eu mesmo sou apaixonado quando converso com alguém, seja homem ou mulher e essa pessoa já leu dezenas de livros e tem um livro pra oferecer e contar por cada momento de sua vida. É perfeito! ♥

Eu sou um garoto que se interessa por livros. Faço parte desse percentual que é pequeno mas insiste em se igualar ao número maior. Recomende livros! Por favor! Não me lembro ao certo quando adquiri essa paixão pela leitura, mas sei que gosto de ler desde um bom tempo, já comprei inúmeros livros, já li inúmeros pela internet e já dei de presente outros vários também. Eu costumo dizer que quando não sei o que dar de presente a alguém eu compro um livro que eu já tenha lido e ache que a pessoa vai gostar da leitura porque seria no caso algo que eu gostaria de ganhar!


A gente está tão acostumado com esse pensamento que é construído dentro da gente que falar disso me dá uma ideia de que precisamos mostrar para o mundo os homens que leem. Sim, exatamente isso. Eu sigo um garoto no instagram que ele tem sua vida, seu trabalho, faculdade, mas sempre está com um livro na mão. Isso é apaixonante, eu sempre mando os storys dele para alguns amigos falando o quanto é lindo saber que ele gosta de ler, e ainda mais ver os livros que ele está lendo.

Deveria ser algo normal sim, e precisamos urgentemente retirar esse tipo de pensamento das pessoas o quanto antes que é pra não causar essas surpresas na mente que a vida pode proporcionar. Não é pelo fato da leitura, porque ler é para todos. Mas é o choque do pensamento condicionado com a realidade mostrada. Eu presenciei algo que não é muito comum, ou se for é algo que não passa diretamente em nossos olhos. Um homem lendo, um homem apreciando um livro, um homem observando palavras, um homem passando páginas. Chega a ser poético, deveria ser normal, mas nós e o nossos próprios pensamentos fazemos disso algo diferente, algo impressionável.

Retirar esse costume, esse pensamento arcaico. Viva a leitura, viva os livros, viva os homens que leem! ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

8 comentários:

  1. Acho que eu nunca tinha parado pra pensar nisso, mas é verdade não se vê muitos homens lendo...
    Geralmente os homens que vemos lendo são livros pra faculdade, algo didático e não livros com fim de "lazer" digamos assim.
    E realmente é muito bonito ver um homem lendo, acho que o deixa até mais atraente haha.
    Ah, que tipo de música você gosta? Posso indicar qualquer dia uma bandinha de rock mas que tenha a pegada de música que você gosta porque tem vários tipo de rock, então sempre algum que a gente acaba gostando mais e outros menos :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo sim, é muito lindo. E sim é um pouco atraente, um pouco não, é beeeeem atraente, hehe! Eu gosto de uma pegada meio indie, aquelas meio eletrônica. Umas meio bad, tipo Lana Del Rey. É isso! ♥

      Excluir
  2. Nossa que texto legal, amei seu blog... Vi que sempre tem textos legais! Estou adorando visitar e ler seus textos..

    Parabéns!

    Meu Blog: Website Loterias Online

    ResponderExcluir
  3. Quando eu morei na cidade grande lá em SP era comum ver homens lendo no metrô, mas aqui no interior raramente eu vi algum. Que estranho, devia realmente ser tão normal...

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, deveria muito ser normal isso. O post foi por conta da minha admiração pela cena, não era pra existir esse post, não era pra existir admiração. É apenas um homem lendo! ♥

      Excluir
  4. Adoro ver pessoas lendo também, totalmente envoltas na viagem que é ler uma boa história. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, e trás paz essa visão, é maravilhoso! ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.