01/07/2019

Seis meses de Psicologia na minha vida


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Seria um pouco estranho eu começar esse post sem dizer como a Psicologia entrou na minha vida. Bom, a exatos 6 meses iniciei o meu curso superior de Psicologia. É até um pouco estranho eu estar dizendo isso, quem me conhece bem de perto sabe que minha vida inteira foi na área de tecnologia. Eu tenho técnico em Redes de Computadores e suporte e manutenção de informática, então eu meio que dizer "estou cursando Psicologia" é um pouco estranho sim, hehe! O fato é que não surgiu de uma hora pra outra, eu tive que perceber depois que um longo caminho já seguido. Até meus parentes pensavam que eu ia escolher alguma área de tecnologia, mas não foi isso que aconteceu.

A Psicologia surgiu pra mim através de duas matérias que eu adoro bastante, filosofia e sociologia. Eu poderia escolher sim uma delas para me formar, mas é aí que vem o porém, eu adoro essas duas disciplinas, mas sou apaixonado pela área de saúde. Então eu procurei algo que juntasse o útil ao agradável, então cá estou eu fazendo um curso de saúde mental, que abrange tudo o que eu gosto e amo. Nesse exato momento, sei que ainda estou no 2º período, mas não existe nada na psicologia que eu achei ruim, pelo contrário, está tudo perfeito. Se não fosse psicologia eu entraria em qualquer outra, com tudo o meu objetivo sempre foi cuidar do ser humano.

Com a Psicologia eu consegui abrir minha mente para muitas coisas, hoje eu posso ver muito além do que a mim mesmo, às pessoas ao meu redor, observando sempre o todo antes de obter um resultado sobre aquilo tudo. Esse tipo de visão pode ser construído através da história, se você olhar para trás tem muita coisa que passou que a gente pode aprender para se tornar nova pessoa. Filosofia e sociologia é sem dúvida disciplinas que puxam muito este gatilho da História, muitas de suas teorias, pensamentos, e outras construções vem das ações do ser humano através dos tempos. Hoje eu posso dizer que eu vejo o ser humano como prioridade, qualquer que seja a situação, ruim ou boa, péssima ou maravilhosa, o que importa pra mim são o seres envolvidos e como aquilo tudo vai afetar na vida de cada um. É um pensamento meio humanista, apesar de eu não compactuar com alguns pensamentos da Psi-Humanista, eu gosto mesmo é da Psicanálise (Olá Freud♥).


A faculdade no momento é a minha prioridade, está ocupando basicamente de 100% quase 80% da minha vida, hehe. Mesmo assim vou arrumar tempo pra deixar o blog sempre atualizado. O bom disso tudo, além é claro da minha graduação já estar em andamento - 5 longos anos, ou 5 anos de puro amor - é o bem que isso está me fazendo. Em Maio apresentei um trabalho, um seminário na verdade, construído de uma forma bem grande, o maior trabalho que já fiz na vida, um trabalho que deu trabalho viu, hehe. Onde estávamos de frente à uma bancada de pessoas maravilhosas nos avaliando, Psicólogas e professoras com uma carreira belíssima. Tiramos a maior nota no trabalho, mas o que mais me chamou atenção foi uma frase que umas delas falou logo ao final, essa frase me marcou intensamente, ainda mais eu pois fala de uma coisa que eu amo demais, a Filosofia! ♥
"Se mais pessoas estudassem filosofia, teríamos menos indivíduos fazendo uso de medicamentos para sobreviver." - Profº Moana - 15/05/2019
Eu agradeço demais aos meus professores, sem dúvida alguma os melhores do mundo. Vou destacar duas pessoas que mais me chamaram atenção. A primeira delas é Claudia Gouveia, a formentadora do trabalho que falei logo acima. É uma pessoa maravilhosa a quem eu tenho um carinho enorme, e deu aula sobre Bases Epistemológicas, é um pouco complicado esse nome, mas é o estudo sobre o conflito entre as crenças e o conhecimento. Sim, rolou uns assuntos polêmicos sobre religião, hehe. Claudia sempre me chamou atenção pela sua graciosidade, ela é psicanalista e formada em antropologia, essa mulher é um arraso, além de saber ensinar de forma simples, bem humorada, descontraída, nos deu o prazer de ter seu sorriso toda quarta-feira, eita mulher pra sorrir, hehe!

A segunda pessoinha maravilhosa é Sandra Aoun, o nome é um pouco complicado, eu sei, e ela explicou várias vezes o que significava e agora eu não lembro o que é. Mas sei que mistura nomes de duas regiões do mundo... enfim! Sandra me chamou atenção pela sua personalidade, ela é uma pessoa que quando quer controle ela mesma vira o controle de tudo. Em meio as suas aulas que era dia de quinta-feira, ela sempre contava algo relacionado ao seu cotidiano como psicóloga, ela trabalha com a Gestalt e é Humanista! Enquanto ela contava sobre o que viu, o que presenciou, dava claramente pra perceber que ela tinha pulso firme quanto a situação, nada escapava dos seus olhos. Eu lembro que eu estava bastante nervoso por conta do trabalho, e ela conseguiu me acalmar de uma forma incrível! ♥

Uma coisa que também descobri através do curso é que nem sempre você vai ter tempo pra ler as coisas bobas de sua vida, sabe queles livros que você compra e esquece de ler? Nesses últimos meses o que mais me aconteceu foi isso, parei até de comprar porque o tanto de coisa que li da faculdade não é brincadeira, hehe, e ainda tem mais coisas que vou começar a ler essa semana, porque estou de férias mas o aprendizado continua não é mesmo? ♥ São livros maravilhosos, coisas que descobri sobre a mente que eu nunca teria a chance de descobrir se não fosse através do curso, ou até teria, mas não com essa profundidade. Qualquer dia desses posso indicar alguns aqui pra vocês, tem até literatura, hehe, isso mesmo. A gente analisou o livro A Hora da Estrela de Clarice Lispector, alguém já ouviu falar? É um amor só!

É isso, esse foi o meu primeiro período, repleto de coisas que me conquistaram, pessoas que vou levar pra vida inteira e também amigos que vão me acompanhar dentro do curso inteiro e pra vida também! Psicologia é sem dúvida a área que eu amo, é o meu lugar, eu me encontrei neste curso e quero seguir a carreira por muitos anos, ajudando pessoas por aí, e conhecendo mais sobre mim mesmo. Vou tentar compartilhar mais um pouco sobre minha vida e o curso aqui no blog, espero que vocês gostem, e que venha por aí a tão temida Neuroanatomia, hehe, e o meu jaleco também!

- Eu tô me achando o doutor da mente, ui! ♥

Imagens: Stocksnap

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

2 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Eu acho incrível ler quando alguém realmente ama o que está estudando. Eu sou formada em letras, e apesar de que na adolescência esse não ser o curso que realmente eu queria, me descobri como alguém que realmente amava o cursos.
    Espero que seus próximos períodos sejam ainda melhores que o primeiro.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E simplesmente maravilhoso essa sessação, eu amo realmente meu curso, e eu sempre vou dizer, não faça nada por impulso ou porque os outros querem, faça o que gosta e se ainda não tiver ideia do que fazer, vá em busca e não esqueça de esperar o tempo que for, uma hora o que mais te atrair vai bater na sua porta!

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.