21/07/2019

Empatia é o ouro do momento


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Eu não sei o que anda acontecendo no mundo inteiro. Eu só sei que pelo menos a minha volta eu posso observar que existe uma mini guerra em relação a como você se comporta com os sentimentos dos outros. Eu hoje percebo que muita gente nem da bola pra isso, mas falar em redes sociais sobre empatia gera um conforto emocional tao grande que falar muitas vezes sem nem saber o que significa gera um tanto de curtidas que não servem de nada, apenas números. Se pelo menos fosse uma inspiração pra muita gente, praticar o ato de empatia poderia render mais sucesso do que apenas falar sobre.

Empatia é nada mais que o exercício afetivo que envolve interagir com o sentimento alheio, de forma a você observar e entender sobre aquilo além da sua própria situação. Em outras palavras esse exercício que envolve a compreensão, estados mentais e a regulação de sentimentos funciona da seguinte maneira: é o olhar para o outro, saber o que ele sente, se por no lugar dele. É você ter a capacidade de observar esse comportamento e entender o que causou aquilo sem julgar ou criticar.

Esta semana eu estava no transporte público, o dia estava até legal, sério não tinha nada de errado, eu estava lendo numa boa. Tudo certo! Até que entrou uma mulher com uma criança de colo, e eu estava em pé ao lado dela - sim eu leio em pé no busão, sei que não pode mas é mais forte que eu, hehe - e na minha frente havia duas mulheres conversando, eu pedi a elas que por gentileza se elas poderiam ceder uma de suas cadeiras para a mulher de colo sentar. Gente eu ouvi NÃO de duas formas ridículas:

1. Não posso pois estou cansada.

2. Eu estou no banco normal, o banco preferencial está cheio e eu estou cansada.

Desculpem mas essa ultima foi simplesmente sem noção alguma. As pessoas tem que aprender a observar mais as necessidades alheias e não apenas o próprio umbigo. Eu fiquei muito mal com isso, sério! Eu também entendo que essa atitude delas é uma criação, quando você é condicionado a isso o ser humano dificilmente fará o contrário. Elas estão meio que vivendo uma "competição" de como e quando é possível ficar confortável. Essa atitude por menor que seja acabou com a minha viagem, perdi até a noção do tempo e quase passava da parada, como também a vontade de ler, sumiu.

É tão mais fácil você se preocupar apenas consigo mesmo. É tão fácil você observar apenas o que você necessita. Difícil mesmo é parar e perguntar se alguém do teu lado está bem, se está precisando de alguma ajuda. Sabia que muitas vezes até um simples abraço, só um abraço, resolve o dia de muita gente? Dá um sentido novo as coisas, é como se colocasse tudo no lugar. Egoísmo sentimental, acho que seria um dos piores se não for o pior, é onde você transforma tudo o que quer construir, consegue e não compartilha. Se você está em um dia bom, compartilhe essa positividade!

Esquecemos também que mesmo que consigamos construir algo sempre tem um dedinho de alguém a nossa volta que impulsionou tudo isso. Nós precisamos de pessoas, precisamos de gente, precisamos uns dos outros. Temos apenas que dar valor a essa companhia e se preocupar com a saúde afetiva que essas relações tem. Até mesmo pessoas que nos devolveram algo negativo podemos tirar proveito disso para uma nova linha de vida, viu como somos importantes de todas as formas? Não existe como progredir sem ajuda, nós realmente precisamos uns dos outros. Precisamos nem que seja para um simples bom dia, e que esse bom dia muda a cara do nosso dia inteiro.

Empatia é sobre como  gente pode conhecer a dor do outro, empatia é saber a hora certa do que dizer sem magoar. Vou te dar uma dica: sabe como você sabe se algo que vai falar pode magoar ou não? É só pensar se EU GOSTARIA DE OUVIR ISSO. Se de 100% você não gostaria de ouvir 1% disso por qualquer que seja o motivo, desista! É a melhor decisão. Estamos aqui um pelo outro, ajudar nunca é demais, se preocupar também não. Somos todos seres humanos e eu acho que nessa altura do campeonato, na situação que se encontra o mundo, ser humano nunca é demais. ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

6 comentários:

  1. Empatia é algo tão falado e debatido, mas na prática mesmo, do dia a dia, é bem pouco de fato praticado. Isso me deixa um pouco triste. Como o exemplo que você deu, só mostra o quanto nossa sociedade é egoísta. Mas aos poucos vamos evoluindo, e se todo mundo começar a mudar a atitude, como uma corrente do bem, as coisas se espalham.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E espero que pelos menos a gente chegue um tempo em que se pense, ao menos pense sobre empatia. Isso é algo que se precisa ser aprendido já, comentado já, e compartilhado já! Pra ontem. ♥

      Excluir
  2. O mundo sempre foi complicado, mas parece que tá cada vez pior né?
    É como você disse no post, as pessoas num geral são criadas e ensinadas desde sempre a pensar apenas em si mesmas, a competir e a postar o que é bonitinho e dá like e não colocar isso em prática.
    É complicado :(

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que essa "era dos likes" passe e se torne algo bom de lembrar e de aprender e muito, não é apenas nos likes é na vida também, post passa o aprendizado fica! ♥

      Excluir
  3. Que situação decepcionante você presenciou... Empatia anda em falta mesmo, assim como educação e gentileza. Essa mentalidade do "cada um por si" precisa mudar urgentemente. E acho que as redes sociais não têm ajudado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito decepcionante, ainda mais porque eu estava na frente delas o tempo todo, fiquei bem triste. Sobre as redes sociais eu acho que elas ajudam e atrapalham ao mesmo tempo, mas na mesma intensidade. ♥

      Excluir

© Adeeh Mello Blog - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeilson Mello. Me siga no Instagram @adeehmello.