adeehmello

Oi seja bem-vindo(a), como se sente?

A subjetividade humana, o quanto somos diferentes


Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Porque temos tantas diferenças? Não diferenças de cunho à querer brigar com alguém, diferenças mesmo, do tipo não existir ninguém igual a você. As diferenças existem pra dizer o quão única uma pessoa pode ser, e no geral são esses pequenos e em alguns casos grandes pontos que faz a gente gostar de alguém. Você já percebeu que a gente quando conhece alguém e que sabe seu modo de viver, seus pensamentos, sua atitudes? Isso faz com que a gente tenha em mente que "conhece" essa pessoa apenas por esses fatos que a diferenciam. Não sendo apenas diferenças físicas, elas podem ser mentais também, e existe nome pra isso, é a Subjetividade.

O que é a subjetividade? É a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. É o que constitui o nosso modo de viver. É a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural.

É exatamente este o objeto de estudo da Psicologia, basicamente é o homem e a sua subjetividade, o seu pensamento, a sua forma de agir, de viver, sentir e sonhar. Nunca seremos iguais uns aos outros, nunca teremos uma mente que pense exatamente da mesma forma, no mesmo momento e do mesmo jeito. É como Émile Durkheim - Sociólogo sempre diz quando fala sobre a anomia social: a gente não pode deixar que todos entrem em um consenso sobre como devemos viver. Esse consenso funcionaria para que todos pensassem da mesma forma, de forma humanitária, mas não podemos fazer isso pois impedir que cada um tenha a sua forma de pensar, seja de que forma for, já é um roubo de consciência.
"O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam." - Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas.
Esse trecho citado acima, mostra exatamente do que se trata a subjetividade. Em outras palavras o que parece pra você pode ou não parecer pra mim, e mesmo que pareça nunca será da mesma forma, sempre terá por mais simples alguma diferença. Quando falamos em subjetividade na psicologia, abordamos logo a questão e percepção e sentimento. Quando um paciente se depara com alguma cena de sua vida ela pode ser observada de várias formas por aquele indivíduo, e não necessariamente terá o mesmo impacto em outras pessoas. Já ouviu alguém dizer que quando está nervoso chora e outro dizer que não controla a risada no desespero? É exatamente isso, a situação pode ser exatamente a mesma para todos, mas a visão de como interpretar aquilo tudo, é o que diferencia.

Mas a subjetividade também pode ser positiva, como eu falei lá no início pode ser algo que mais atraia a gente a uma pessoa. Essas diferenças no caso é o que nos conquistam, as vezes a gente está tão acostumado com a nossa forma de pensar que nem lembra que outras pessoas possam pensar de forma diferente,  até podemos nos impressionar, quando algo novo vem à tona, aquilo pode ser muito positivo, é como se fosse algo que você nunca tinha pensado, a luz no final do túnel.

Essas diferenças podem mudar constantemente, sabe a ideia do amadurecimento, ela se encaixa perfeitamente na subjetividade. Você hoje, não é o você de dois segundos atrás, nunca será, estamos mudando a todo momento. As coisas que mais modificam nossa forma de ser, são o nosso próprio cotidiano e a nossa cultura. Eles são os fatores principais para qualquer modificação de comportamento, de amizade, do amor etc...

Como vimos a subjetividade é a forma particular específica de contribuição para a compreensão do todo da vida humana. Cada ser humano é composto por ideias diferentes, reações diferentes, percepções diferentes. E vale muito a pena você se reinventar, pois assim a gente descobre mais sobre nós mesmo e quando achar alguém novo o melhor será descobrir sobre ele também! ♥

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter

Comentários

  1. Olá!
    WOW! Eu estou em choque com esse texto, sério que texto necessário. Eu simplesmente amei, parabéns!
    Tu escreves muito bem e eu já abri alguns links nas abas do lado porque, de verdade, estou encantada. Já estou seguindo com certeza.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, adoro receber esses feedbacks assim bem maneiros. Obrigado por elogiar a escrita, e seja muito bem vinda! ♥

      Excluir

Postar um comentário

SIGA POR E-MAIL